Notícias Green NCAP. Mazda2, Ford Puma e DS 3 Crossback colocados à prova

Emissões

Green NCAP. Mazda2, Ford Puma e DS 3 Crossback colocados à prova

O Green NCAP pôs à prova as credenciais ambientais do Mazda2, Ford Puma e DS 3 Crossback. Como se comportaram os três representantes do segmento B?

DS 3 Crossback

Depois de ter testado três modelos urbanos (o elétrico Fiat 500, o híbrido Honda Jazz e o Peugeot 208 a gasóleo), o Green NCAP voltou ao segmento B e pôs à prova o Mazda2, o Ford Puma e o DS 3 Crossback.

Caso não se recordem, os testes do Green NCAP dividem-se em três áreas de avaliação: índice de limpeza do ar, índice de eficiência energética e o índice das emissões dos gases com efeito de estufa. No final, é atribuída uma classificação de até cinco estrelas ao veículo avaliado (como no Euro NCAP), qualificando a performance ambiental do veículo.

Para já, os testes contemplam apenas a performance ambiental dos veículos em utilização. No futuro, o Green NCAP planeia fazer também uma avaliação well-to-wheel (do poço à roda) que incluirá, por exemplo, as emissões geradas para produzir um veículo ou a origem da eletricidade que os veículos elétricos necessitam.

A NÃO PERDER: Elétricos, híbridos, gasolina, Diesel e CNG. Qual o mais limpo? Green NCAP testa 24 modelos
Mazda Mazda2
O Mazda2 conseguiu um bom resultado apesar de se manter fiel ao motor a gasolina.

Os resultados

Ao contrário do que já começa a ser habitual, nenhum dos modelos testados é 100% elétrico (ou sequer híbrido), apresentando-se antes um modelo a gasolina (o Mazda2), um mild-hybrid (o Ford Puma) e um Diesel (o DS 3 Crossback).

Entre os três modelos, a melhor classificação coube ao Mazda Mazda2, que equipado com o 1.5 litre Skyactiv-G alcançou 3,5 estrelas. No campo da eficiência energética obteve uma pontuação de 6,9/10, no índice de limpeza do ar alcançou os 5,9/10 e nas emissões dos gases com efeito de estufa ficou-se pelos 5,6/10.

O Ford Puma com o 1.0 EcoBoost mild-hybrid conseguiu 3,0 estrelas e a seguinte classificação nas três áreas de avaliação: 6,4/10 no campo da eficiência energética; 4,8/10 no índice de limpeza do ar e 5,1/10 nas emissões dos gases com efeito de estufa.

Ford Puma

Por fim, o DS 3 Crossback equipado com o 1.5 BlueHDi obteve o resultado mais modesto, ficando-se pelas 2,5 estrelas. Apesar de, segundo a Green NCAP, o modelo gaulês ter conseguido controlar bem a emissão de partículas no teste, as emissões de amónio e NOx acabaram por prejudicar o resultado final.

Assim, no campo da eficiência energética o DS 3 Crossback conseguiu uma avaliação de 5,8/10, no índice de limpeza do ar alcançou 4/10 e por fim nas emissões dos gases com efeito de estufa viu a pontuação ficar-se pelos 3,3/10.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência da versão elétrica da nova Nissan Townstar?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nissan Townstar. Um comercial sem motor Diesel, mas com versão elétrica