Notícias GP do Japão. Mercedes contra Ferrari com um tufão a ameaçar a corrida

Fórmula 1

GP do Japão. Mercedes contra Ferrari com um tufão a ameaçar a corrida

Com o GP do Japão ameaçado pelo tufão Hagibis, a Mercedes e a Ferrari preparam-se para mais um capítulo de um duelo que tem vindo a aquecer.

Mercedes Petronas

Depois de na Rússia os receios da Mercedes fazer história pela negativa não terem sido confirmados (conseguiu evitar ficar quatro corridas seguidas sem vencer, algo que não acontece desde 2014), a equipa alemã chega ao GP do Japão com a motivação em alta.

Afinal de contas, no GP da Rússia a Ferrari não só viu a mecânica trair Vettel como voltou a dar que falar pela (má) gestão de pilotos e pelas ordens de equipa.

Face a isto, o GP do Japão surge como um “tira-teimas”, com a Mercedes a querer confirmar que venceu na Rússia por mérito próprio e não apenas por demérito da Ferrari. Por outro lado, a equipa italiana surge com o objetivo de mostrar que está capaz de ultrapassar resultados menos positivos e a melhor forma de o fazer é com um regresso às vitórias.

VÊ TAMBÉM: Encontrar os campeões de Fórmula 1 do futuro sai caro, muito caro

Por fim, a Red Bull surge como um outsider nesta luta a dois. No entanto, tendo em conta que a equipa recorre a motores Honda não se deve descurar as possibilidades de um bom resultado de Max Verstappen, principalmente porque toda a equipa deverá estar motivada por correr “em casa”.

O Circuito de Suzuka

Desenhado no final dos anos 50 do século passado a pedido de Soichiro Honda para que fosse uma pista de testes da marca japonesa, o Circuito de Suzuka já acolheu a Fórmula 1 por 31 vezes.

Estendendo-se ao longo de 5,807 km, o circuito conta com um total de 18 curvas e é um dos favoritos dos pilotos. O piloto mais bem sucedido em Suzuka é Michael Schumacher que por lá venceu seis vezes, sendo seguido por Lewis Hamilton e Sebastian Vettel, cada um com quatro triunfos.

Quanto às equipas, a McLaren e a Ferrari surgem empatadas entre as mais bem sucedidas em Suzuka, com cada uma a apresentar sete vitórias.

VÊ TAMBÉM: Sabes quantos litros de combustível Portugal consome por dia?

O que esperar do GP do Japão?

Se há acontecimento que tem marcado este GP do Japão é a passagem do tufão Hagibis por Suzuka. A FIA viu-se obrigada a cancelar todas as atividades de sábado (ou seja, o terceiro treino livre e a qualificação), passando por isso a qualificação para domingo.

Por falar em treinos livres, depois de já se terem realizado as duas únicas sessões (a terceira foi cancelada) a Mercedes dominou, seguida do Red Bull de Max Verstappen e com os Ferrari a ficarem em quarto e quinto lugar. Note-se que, caso a qualificação seja cancelada, esta será a ordem da grelha de partida.

No que diz respeito à prova,  o mais provável é que se volte a assistir um duelo entre a Ferrari e a Mercedes. No entanto, caso as previsões de chuva se confirmem a Red Bull é uma força a ter em conta, principalmente quando corre no país natal do seu fornecedor de motores.

VÊ TAMBÉM: Carros autónomos para quê? Queremos bolas de golfe autónomas

Já no restante pelotão, a McLaren continua a surgir como a equipa a bater, seguida da Renault, Racing Point e da Toro Rosso. Por fim, entre a cauda do pelotão, a Alfa Romeo deverá tentar esquecer os maus resultados que a têm “perseguido” e afastar-se da Haas, enquanto a Williams surge como a principal candidata… aos últimos lugares, como tem sido habitual.

Caso não seja cancelado devido ao tufão Hagibis, o GP do Japão tem começo marcado para as 6h10 (hora de Portugal continental) de domingo. Já a qualificação está marcada para domingo às 2h00 (hora de Portugal continental).

Sabe esta resposta?
Qual era a cilindrada do Mercedes-Benz 500E?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O primeiro “Panamera” foi um… Mercedes-Benz 500 E
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

O primeiro “Panamera” foi um… Mercedes-Benz 500 E