Notícias Quadrifoglio. Os Alfa Romeo mais desejados foram renovados

Apresentação

Quadrifoglio. Os Alfa Romeo mais desejados foram renovados

Prometido, cumprido. A Alfa Romeo acaba de apresentar os renovados Giulia Quadrifoglio e Stelvio Quadrifoglio para 2020 — que novidades trazem?

Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio MY2020, Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio MY2020

Seria previsível que após termos conhecido as atualizações para os Giulia e Stelvio “normais”, também o Giulia Quadrifoglio e Stelvio Quadrifoglio as recebessem. Estas são, sobretudo, de caráter tecnológico, mas há mais novidades.

É por isso que é o interior a concentrar a maioria das diferenças para os Quadrifoglio que conhecíamos. Em destaque, uma consola central redesenhada, que oferece mais espaço de arrumação. Também o volante e a manípulo da caixa de velocidades (a conhecida automática de oito velocidades) são novos, revestidos a pele.

A personalização do interior é agora mais ampla. Tal como vimos nos mais exclusivos GTA, também os Giulia Quadrifoglio e Stelvio Quadrifoglio podem receber cintos de segurança de cor vermelha ou verde. E para breve estará ainda disponível uma nova pele perfurada para os bancos desportivos de regulação elétrica.

TENS DE VER: Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio. Um teste à engenharia e beleza italiana
Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio MY2020, Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio MY2020

Por fora, as alterações são bastante bem discretas. As diferenças são de pormenor, resumindo-se a grupos óticos traseiros LED redesenhados e de lente escura, enquanto na frente podemos ver um novo acabamento em preto brilhante do trilobo frontal e nos emblemas traseiros. O Stelvio Quadrifoglio recebeu ainda novas jantes de 21″, exclusivas.

São as novas cores disponíveis as protagonistas no exterior, agora organizadas por… classes: Competizione, Metal, Solid e Oldtimer. É esta última, a evocar o património Alfa Romeo, que se destaca, introduzindo três novas cores: Vermelho 6C Villa d’Este, Ocre GT Junior e o Verde Montreal, precisamente a cor em destaque nas imagens que ilustram este artigo.

Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio MY2020, Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio MY2020

Condução semi-autónoma, num Quadrifoglio?

Parece que sim… Como vimos nos Giulia e Stelvio regulares, também os Giulia Quadrifoglio e Stelvio Quadrifoglio passam a ter novos assistentes à condução avançados (ADAS) que permitem elevar o nível de condução autónoma — agora é de nível 2.  Ou seja, em determinadas condições, o veículo pode assumir o controlo da direção, acelerador e travões — efetivamente não andam sozinhos; o condutor tem de ter as mãos sempre ao volante.

Para isso contribui um arsenal de equipamentos e assistentes: assistente à manutenção na faixa de rodagem, monitorização ativa dos ângulos mortos, cruise control adaptativo, reconhecimento de sinais de trânsito, controlo inteligente de velocidade, assistência em engarrafamentos e em autoestrada e ainda assistência à atenção do condutor.

VÊ TAMBÉM: Descobre as diferenças dos renovados Alfa Romeo Giulia e Stelvio

Mais e melhor info-entretenimento

Os renovados Giulia Quadrifoglio e Stelvio Quadrifoglio recebem ainda o mesmo info-entretenimento com ecrã tátil central de 8,8” visto nos modelos regulares.

Há um novo interface e novos serviços conetados, com os Quadrifoglio a terem em adição, Performance Pages. Ou seja, páginas específicas relacionadas com a performance do veículo em tempo real — desde a temperatura de vários componentes ao débito de binário e potência, pressão do turbo e também cronómetros digitais que medem aceleração e velocidade máxima.

Mecanicamente e dinamicamente… nada de novo, e não faz mal

Ainda há pouco tempo voltamos a reencontrar o Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio e a verdade é que, após dois anos, continua a ser tão fantástico de conduzir como antes, uma referência. Para os MY2020 (Model Year) a Alfa Romeo optou por não efetuar alterações nesse departamento.

Tanto o sedã como o SUV, mantém as mesmas especificações que já conhecíamos: motor V6 bi-turbo, 510 cv de potência, e menos de 4,0s nos 0-100 km/h, não importa se é o Giulia (tração traseira) ou o Stelvio (tração às quatro rodas).

Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio MY2020

Passa a estar disponível, no entanto, uma nova linha de escape Akrapovič, cortesia da exclusiva linha de acessórios Quadrifoglio Accessories Line by Mopar. Esta disponibiliza ainda opções para os grupos óticos traseiros (polidos), cor exclusiva para a carroçaria, e vários elementos em fibra de carbono.

Fica apenas por saber a data de lançamento em Portugal e o preço dos renovados Quadrifoglio.


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.

Sabe esta resposta?
Quantos cavalos debitava o melodioso V6 Busso no Alfa Romeo 156 GTA?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Alfa Romeo 156 GTA é uma sinfonia italiana
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Alfa Romeo 156 GTA é uma sinfonia italiana