Apresentação
Descobre as diferenças dos renovados Alfa Romeo Giulia e Stelvio
A Alfa Romeo renovou o Giulia e o Stelvio mas em vez de lhes alterar a estética optou por reforçar a aposta tecnológica. Fica a par de todas as novidades.

Disponíveis, respetivamente, desde 2016 e 2017, os Alfa Romeo Giulia e Stelvio foram agora alvo das típicas “atualizações de meia idade”.
Ao contrário do que é habitual, estas atualizações não se traduziram em mudanças estéticas — essas deverão acontecer em 2021 — com o Giulia e o Stelvio a manterem as linhas que lhes conhecemos desde o seu lançamento.
Assim sendo, a renovação dos dois modelos transalpinos deu-se em três sentidos (tal como nos diz a marca): tecnologia, conetividade e condução autónoma.
VÊ TAMBÉM: Testámos o Alfa Romeo Giulia Diesel com 190 cv. Chega para os alemães?
O que mudou em termos tecnológicos?
Em termos tecnológicos, a grande novidade dos Giulia e Stelvio é a adoção de um novo sistema de infotainment. Apesar de o ecrã continuar a medir 8,8”, este não só viu o seu grafismo atualizado como passou a ser tátil e personalizável.

Outra das novidades ao nível tecnológico é o surgimento de um novo ecrã TFT de 7” no centro do painel de instrumentos.
VÊ TAMBÉM: Adeus, Alfa Romeo 4C e futuros GTV e 8C
O que mudou ao nível da conetividade?
Ao nível da conetividade, tanto o Giulia como o Stelvio passaram a estar equipados com a Alfa Connected Services, uma ferramenta que não só garante conetividade a bordo dos modelos da marca italiana como oferece um conjunto de serviços destinado a reforçar a segurança e o conforto.
Entre os pacotes disponíveis, destacam-se:
- My Assistant: oferece uma chamada SOS em caso de acidente ou avaria;
- My Remote: permite o controlo remoto de diversas funções do veículo (como a abertura e fecho das portas);
- My Car: proporciona a possibilidade de manter sob controlo vários parâmetros do veículo;
- My Navigation: conta com aplicações para busca remota de pontos de interesse, trânsito e meteorologia em direto e ainda alertas de presença de radares. O pacote inclui ainda o serviço “Send & Go”, que permite que o condutor envie o seu destino através do seu smartphone;
- My Wi-Fi: possibilita que a ligação à internet seja partilhada com outros dispositivos a bordo;
- My Theft Assistance: alerta o proprietário caso alguém tente furtar o Giulia ou o Stelvio;
- My Fleet Manager: este pacote dirige-se, como o seu nome indica, à gestão de frotas.

O que mudou ao nível da condução autónoma?
Não, o Giulia e o Stelvio, das propostas mais indicadas para os entusiastas da condução nos seus respetivos segmentos, não passaram a conduzir-se sozinhos depois desta renovação. O que aconteceu é que os dois modelos da Alfa Romeo foram dotados de um reforço dos ADAS (Sistemas Avançados de Assistência à Condução) que lhes permitem oferecer condução autónoma de nível 2.
VÊ TAMBÉM: Onde achas que está o pneu sobressalente do Alfa Romeo SZ?
Assim sendo, as versões de 2020 do Giulia e do Stelvio vão contar com sistemas como o assistente à manutenção na faixa de rodagem, monitorização ativa dos ângulos mortos, cruise control adaptativo, reconhecimento de sinais de trânsito, controlo inteligente de velocidade, assistência em engarrafamentos e em autoestrada e ainda assistência à atenção do condutor.
VÊ TAMBÉM: Porsche diz não à condução autónoma total nos automóveisInterior renovado, mas pouco
No interior, as novidades resumem-se a uma consola central redesenhada, um novo volante e novos revestimentos que visam aumentar a sensação de qualidade a bordo de ambos os modelos — as excelentes patilhas em alumínio de mudança de velocidade continuam presentes, felizmente.
VÊ TAMBÉM: Vê como o Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio voa até aos 270 km/h
Com chegada prevista aos concessionários para o início do próximo ano, ainda não se sabe quanto vão custar os renovados Giulia e Stelvio.
Sabes responder a esta?
Em que ano foi lançado o Autobianchi A112 Abarth?
Em cheio!!
Vai para a próxima perguntaou lê o artigo sobre este tema:
Estes Abarth não derivaram de modelos FiatMais artigos em Notícias
©2021 RAZÃO AUTOMÓVEL