Notícias Os jogos de automóveis que nos fizeram trocar o volante pelo comando da consola

Gaming

Os jogos de automóveis que nos fizeram trocar o volante pelo comando da consola

Haja tempo disponível e o volante é logo trocado pelo comando da consola, nem que seja por uns minutos. Fique a conhecer a nossa seleção de jogos de automóveis.

Forza Motorsport 2023
© XBox Game Studios

Este artigo faz parte do Especial Calendário do Advento 2023. Neste Natal dê crédito aos seus sonhos com o Banco Credibom.

Felizmente, podemos contar com o mundo virtual dos jogos de automóveis para conseguir aceder aos carros com que sonhamos e que mais gostaríamos de conduzir. Apesar de sabermos que é um jogo, a verdade é que está a ficar cada vez mais «real».

Com o Natal praticamente a bater à porta, reunimos os cinco jogos de automóveis que mais nos marcaram este ano e que, muito provavelmente, ainda nos vão fazer companhia nos próximos meses.

Forza Motorsport
© Forza Motorsport

Sejam os simuladores capazes de despertar um lado mais sério e empenhado ou os ambientes mais divertidos para jogarmos em família, para ver quem é o mais rápido lá de casa, estes são os cinco títulos que achamos serem perfeitos para qualquer coleção.

5. Forza Customs

O nome Forza, só por si, desperta uma enorme curiosidade mesmo antes de abrir o jogo, mas podemos já adiantar que, de condução, este Forza não tem absolutamente nada.

O enredo é muito semelhante aos títulos de Need for Speed, onde é atribuído um novo «projeto» no início do jogo e onde nos é dado a conhecer novas personagens.

O objetivo é o de personalizar cada modelo ao nosso gosto, desde um Ford Mustang a um Peel, passando por clássicos da Volkswagen, da Chevrolet e o icónico Porsche 911.

Há muitas razões para sonhar, mas o melhor é fazer. Simule um Crédito Pessoal Credibom.

Para isso, são necessários créditos, que conquistamos realizando puzzles, como acontece em tantos outros títulos. Com esses créditos, podemos instalar novas peças no carro-projeto que estamos a modificar e aí sim, começa a ser divertido ir assistindo à sua evolução.

O Forza Customs, da Hutch Games, está disponível para Android ou iOS e é totalmente gratuito. Apesar disso, caso queira avançar mais rapidamente em cada projeto e não tenha muita paciência para os puzzles, estão à venda pacotes de créditos, usando dinheiro real.

4. F1 23 (PC/PS/Xbox)

Este é o título obrigatório para qualquer fã do Campeonato Mundial de Fórmula 1. Sempre que houver um fim de semana sem corridas, poderá trocar o comando da televisão pelo da consola e organizar a corrida que bem entender.

Lançado anualmente pela Electronic Arts, o jogo oficial da Fórmula 1 inclui todas as equipas e pilotos que participaram no campeonato deste ano. Poderá assumir o papel de um dos pilotos e até poderá fazer com que Max Verstappen não ganhe o campeonato e que Logan Sargeant fique sempre no topo do pódio.

Pelo caminho, terá de efetuar diversas horas de testes com o objetivo de ajudar a equipa a desenvolver o carro e gerir da melhor forma todos os componentes disponíveis para que durem todo o campeonato. Caso queira começar mesmo pelo início, poderá experimentar participar no campeonato de Fórmula 2, antes de passar para a categoria de topo.

O F1 23 está disponível para quase todas as plataformas e é uma boa forma de nos levar diretamente para os bastidores do «circo» da Fórmula 1.

3. Hot Wheels Unleashed 2 – Turbocharged

O Hot Wheels Unleashed apresentou-nos a capacidade de conhecer a versão virtual de alguns dos modelos com que já brincámos ou vimos alguém a brincar lá por casa.

A segunda versão deste título, lançado em outubro, adiciona uma enorme dose de realidade a todo o cenário que nos rodeia, tem novos modos de jogo, mais veículos (além de carros, há motas e quads), diferentes tipos de piso (que influencia comportamento do veículo), e novos truques que nos vão permitir ser mais rápidos e evitar obstáculos.

Em termos de condução, este é um dos jogos de automóveis que pende mais para o lado divertido, mas não como não gostar da velocidade a que tudo se processa durante os saltos, drifts e boosts que podemos usar para percorrer cada centímetro das pistas de tom laranja (e outras) o mais rápido possível.

Se conseguir um tempo extra para olhar para o que se passa à nossa volta, ainda vai descobrir que a pista em que estamos a conduzir está instalada na cozinha, no quintal, ou mesmo numa sala de jogos ou num cenário do antigo oeste.

2. The Crew Motorfest

Com o título original prestes a completar uma década desde o seu lançamento, The Crew Motorfest — semelhante ao Forza Horizon — traz-nos uma nova aventura melhor adaptada aos dias de hoje.

Agora, o ambiente é o de um festival onde se comemora a paixão pelos automóveis da melhor forma, numa longínqua ilha do Hawai, mas com diversas playlists temáticas para completarmos. Entre estas, podemos explorar a história do Porsche 911, visitar a Liberty Walk e descobrir o que a Donut Media esteve a desenvolver para esta Motorfest, entre tantas outras coisas.

A lista de automóveis supera as centenas, todos eles com um nível de detalhe bastante elevado e uma boa sonoridade a acompanhar.

No capítulo da personalização também existem diversas hipóteses, tantas como as formas disponíveis de usar dinheiro real para fortalecer a nossa conta de créditos dentro do jogo e progredir mais rapidamente.

À nossa volta há um ambiente bastante detalhado, que nunca nos vamos importar de explorar até ao último quilómetro, até porque a área total disponível é inferior à das edições anteriores de The Crew. E para a explorar, além dos automóveis, há motas, barcos e até aviões. O melhor mesmo é ir descobrindo tudo o que há para fazer neste jogo de automóveis. Que é muito.

1. Forza Motorsport

Este é, sem dúvida, o título de maior destaque por entre todos os que foram apresentados este ano. Está apenas disponível para PC e para a Xbox e promete uma experiência de condução bastante melhorada.

O Forza Motorsport 8 é a versão mais atualizada deste título que nasceu mais ou menos com o objetivo de fazer frente ao Gran Turismo e, sinceramente, está a conseguir.

Graficamente, o Forza Motorsport é brilhante e entra diretamente para a categoria que nos deixa a pensar como será possível evoluir ainda mais este ponto (ainda que seja sempre possível). Além disso, o catálogo de modelos disponíveis faz inveja a qualquer uma das edições do seu maior rival.

Depois de começarmos a nossa «carreira» poderemos ir evoluindo cada um dos carros da nossa coleção, sendo que estes também têm níveis. À medida que vamos evoluindo, conquistamos o acesso a novos componentes.

Os outros jogos da prateleira

Obviamente, faltam aqui outros títulos, uma vez que, para esta lista, incluímos apenas jogos que chegaram ao mercado este ano e os que conhecemos. E há tantos que ainda não conhecemos.

Forza Motorsport
© Forza Motorsport

Por entre os que ainda estão na «prateleira» e que nos fazem passar algumas horas em frente à televisão, não podemos deixar de falar no Gran Turismo 7, por exemplo.

Ou então no Forza Horizon 5, que já chegou ao mercado há dois anos, mas continua a receber atualizações como o mais recente EventLab 2.0, com diversas hipóteses de criar o cenário perfeito para o nosso evento personalizado. Ou ainda a expansão da Hot Wheels que nos leva para o mundo das miniaturas mais famosas do planeta.

Se o objetivo forem as corridas em família, não há como não recorrer aos jogos de automóveis mais clássicos. E neste caso, não há tarde mais divertida de que um campeonato caseiro de Super Mario Kart. Seja qual for o título escolhido, a única que desejamos é que se divirta.

Bons jogos e boas festas!

Este artigo faz parte do Especial Calendário do Advento 2023. Neste Natal dê crédito aos seus sonhos com o Banco Credibom.