Notícias Ford e Team Fordzilla ajudam a conduzir melhor com videojogos

Segurança rodoviária

Ford e Team Fordzilla ajudam a conduzir melhor com videojogos

Aproveitando os pilotos de corridas virtuais do Team Fordzilla, a Ford criou um projeto com vista a ajudar os jovens condutores europeus. Como funciona?

Após um estudo feito junto de jovens condutores ter descoberto que 1/3 já tinha assistido a tutoriais online sobre condução e mais de 1/4 queria melhorar as habilidades ao volante recorrendo a jogos de computador, a Ford decidiu usar as capacidades dos pilotos de corridas virtuais do Team Fordzilla para ajudar os jovens condutores.

Assim, a nova iniciativa leva os pilotos do Team Fordzilla a recorrerem aos mecanismos dos jogos de computador para mostrar cenários de condução, aplicando depois habilidades reais com o objetivo de ajudar os jovens condutores a aprenderem como reagir em determinadas situações com que se podem deparar no mundo real.

Os vídeos surgem no formato multi-jogador para permitir aos pilotos do Team Fordzilla coreografarem os diferentes cenários num só ecrã. Ao contrário do que é habitual nos eSports, são usados níveis realistas de velocidade.

VÊ TAMBÉM: Ainda queres aquele Jeep? Ford Bronco e Bronco Sport revelados

Como funciona?

Esta iniciativa é a resposta virtual ao programa físico “Driving Skills for Life” da Ford que foi suspenso em 2020. Desde o seu arranque em 2013, o treino prático de condução teve a participação de cerca de 45 mil jovens condutores de 16 países europeus.

No total, o projeto conta com seis módulos de treino (em inglês, francês, alemão, italiano e espanhol), sendo que todos eles estarão disponíveis no canal de Youtube da Ford Europa.

As temáticas abordadas são:

  • Introdução / Posição ao volante
  • Travagem com e sem ABS / Travagem em segurança
  • Reconhecimento de perigos / Distância de segurança
  • Gestão de velocidade / Controlo de perda de aderência
  • Sentir a viatura e condução do veículo
  • Live show

No último evento, um live streaming, os participantes poderão colocar as suas questões aos pilotos do Team Fordzilla.

Para Debbie Chennells, Diretora do Ford Fund da Ford Europa, “as dinâmicas visuais e de condução utilizadas em jogos de computador são incrivelmente realistas, tornando-se num modo realmente eficaz de demonstração, com segurança, aos jovens condutores das consequências (…) decorrentes dos erros de condução”.

Já José Iglesias, capitão do Team Fordzilla – Espanha afirmou: “enquanto jogadores, as pessoas pensam que vivemos num mundo imaginário, mas as capacidades que desenvolvemos nos jogos têm tradução real”.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Ford Fiesta Active?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o Ford Fiesta Active. Será capaz de agradar a gregos e a troianos?