Notícias Ainda queres aquele Jeep? Ford Bronco e Bronco Sport revelados

Apresentação

Ainda queres aquele Jeep? Ford Bronco e Bronco Sport revelados

Depois de os termos visto num teaser, os novos Ford Bronco e Bronco Sport foram finalmente revelados, trazendo de volta um nome histórico da Ford.

Ford Bronco e Bronco Sport

Há muito aguardados, os novos Ford Bronco e Bronco Sport foram finalmente revelados, assinalando o regresso do histórico nome à gama Ford.

Com um visual robusto e retilíneo, inspirado pelo Bronco original, e que teaser revelado na semana passada já tinha antecipado, estes dois modelos não escondem o seu alvo: a Jeep, que tanto sucesso tem tido com modelos como o Wrangler.

Assim sendo, deixa-nos apresentar-te os novos Ford Bronco e Bronco Sport para que fiques a par dos detalhes dos novos “puro sangue” norte-americanos.

VÊ TAMBÉM: Ford Focus já tem motor Ecoboost Hybrid. Quais são as diferenças?
Ford Bronco e Bronco Sport

O Ford Bronco

Diretamente apontado ao Jeep Wrangler, o Ford Bronco é o mais radical e hardcore dos dois modelos agora revelados.

Disponível com duas ou quatro portas (que podem ser retiradas), o Ford Bronco é o resultado de longos anos de pesquisa, que levaram os técnicos da Ford a “navegar” por fóruns para descobrirem o que os potenciais clientes poderiam querer de um novo Bronco.

VÊ TAMBÉM: Novas Ford Transit e Tourneo com inspiração SUV e até… Raptor

O resultado foi um modelo assente sobre um chassis de longarinas e travessas com características para a prática de todo o terreno de referência: 294 mm de altura ao solo; 851 mm de capacidade de vau; 29º de ângulo central e 37,2º de ângulo de saída.

Para já, só conhecemos as mecânicas que farão parte do modelo para o mercado norte-americano. Serão dois os motores disponíveis. Os motores, ambos a gasolina, são um 2.3 EcoBoost de quatro cilindros com 270 cv e 420 Nm e um 2.7 V6 EcoBoost com 310 cv e 542 Nm.

Já a transmissão está a cargo de uma nova caixa manual de sete velocidades, exclusiva do 2.3 EcoBoost e com uma relação específica para todo o terreno, ou de uma caixa automática de 10 velocidades.

VÊ TAMBÉM: A história do Jeep, das origens militares ao Wrangler

Por fim, será possível escolher entre dois sistemas de tração integral. O sistema base recorre a uma caixa de transferência de duas velocidades com controlo eletrónico shift-by-wire. O segundo, mais avançado, também recorre a uma caixa de transferência de duas velocidades, mas com controlo eletromecânico. Esta adiciona um modo automático para selecionar entre 2H e 4H (altas com duas e quatro rodas motrizes).

Ainda no campo do “arsenal” para todo o terreno, o Ford Bronco conta também com diferenciais Dana bloqueáveis eletronicamente: o Dana 44 AdvanTEK para o eixo traseiro rígido e o Dana AdvanTEK para o eixo dianteiro independente.

Ford Bronco
No interior, o Bronco surge com um ecrã de 8” (em opção, 12”) com o sistema SYNC4 que até tem um sistema de navegação para todo o terreno capaz de registar os percursos percorridos.
VÊ TAMBÉM: Ford Puma. Mais uma versão, mais um motor, mais uma transmissão

O Ford Bronco Sport

Menos radical do que o seu “irmão mais velho”, mas mais aventureiro que a maioria dos SUV atuais, o Ford Bronco Sport não esconde as semelhanças com o Bronco. No entanto, ao contrário do seu irmão maior, o Bronco Sport tem uma carroçaria monobloco e a sua base tem como ponto de partida a do Ford Kuga.

VÊ TAMBÉM: A radical asa traseira (de origem) que o Ford Escort RS Cosworth não teve

Com 4387 mm de comprimento; 2088 mm de largura (inclui retrovisores) e entre 1783 e 1890 mm de altura, o Bronco Sport é mais curto (-237 mm) que o Kuga, mas é bem mais alto (pelo menos 122 mm).

Debaixo do capot do Ford Bronco Sport encontramos dois motores a gasolina: um 1.5 EcoBoost de três cilindros com 184 cv e 257 Nm ou um 2.0 l com quatro cilindros, 248 cv e 372 Nm destinado às versões Badlands e First Edition. Quanto à transmissão, essa está a cargo de uma caixa automática de oito relações. Mais uma vez, de momento, são as motorizações disponíveis no Bronco Sport para o mercado norte-americano.

 

Com 224 mm de altura ao solo, 30,4º de ângulo de ataque, 33,1º de ângulo de saída, 20,4º de ângulo central e 599 mm de capacidade de vau, o Bronco Sport parece ter os números certos para sérias capacidades para todo o terreno — a tração às quatro rodas é de série em ambas as motorizações.

Além destes ângulos específicos, o Bronco Sport conta ainda com o sistema Trail Control (uma espécie de cruise control para todo o terreno) e modos de condução específicos para a prática de todo o terreno.

VÊ TAMBÉM: Explorer. Fica a saber quanto custa o maior SUV da Ford em Portugal

Vêm para a Europa?

Apesar de já terem preços para o mercado norte-americano, ainda não dispomos de quaisquer informações acerca da possível vinda dos Ford Bronco e Bronco Sport para a Europa.

E tu, gostavas de os ver à venda por cá ou achas que são demasiado “americanos” para as nossas estradas?

Sabe esta resposta?
Em que ano surgiu o primeiro Ford Mustang Shelby GT500?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Guiámos o Ford Mustang Shelby GT500, uma “fera” com 760 cv