Notícias Subaru Impreza 22B STi. Se fosse lançado hoje, seria assim?

Arranque a Frio

Subaru Impreza 22B STi. Se fosse lançado hoje, seria assim?

O Subaru Impreza 22B STi foi um dos mais especiais e limitados Impreza a terem sido lançados. Como seria um novo? Talvez como este 2022B.

Subaru 2022B
© Rain Prisk

Entre os muito Impreza lançados, há uns que são mais especiais e valiosos que outros e o Subaru Impreza 22B STi é, talvez, a jóia da coroa.

Concebido para comemorar o 40.º aniversário da Subaru e o terceiro título consecutivo da marca no WRC, o Impreza 22B STi era uma versão alargada (+80 mm) e musculada (boxer passou dos 2,0 l para os 2,2 l com 280 cv… oficiais) do WRX STi na carroçaria coupé — e era glorioso…

As 400 unidades destinadas ao Japão desapareceram num ápice e as 21 unidades para os mercados de exportação, também.

VEJAM TAMBÉM: STI E-RA. O supercarro elétrico com que a Subaru quer «atacar» o Nürburgring

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Rain Prisk (@rainprisk)

Como seria um Impreza 22B STi hoje? Bem, é o exercício que o designer Rain Prisk se propôs fazer criando o Subaru 2022B.

O ponto de partida foi a nova geração do Subaru WRX e as modificações são extensivas. Não só a carroçaria perdeu um par de portas, como perdeu os estranhos arcos de rodas hexagonais e plastificados do novo WRX por outros mais clássicos e substanciais.

Subaru Impreza WRX 22b STI 1998
O original.

Claro que para o «ramalhete» ficar completo, a existência do 2022B teria de ser complementada pelo retorno da Subaru ao WRC.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o EJ20, o lendário bloco de 4 cilindros boxer que equipou o Impreza durante as suas conquistas no WRC?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

É o adeus ao lendário EJ20, o quatro cilindros boxer da Subaru