Notícias Ford Focus ST mais potente que o último Focus RS? A Mountune tem

Tuning

Ford Focus ST mais potente que o último Focus RS? A Mountune tem

Se os 280 cv do Ford Focus ST sabem a pouco, a Mountune acaba de revelar o pacote M365 para o "hot hatch", ficando com mais potência que o último Focus RS.

Ford Focus ST Mountune M365

O Ford Focus ST recebe novamente a atenção dos responsáveis da Mountune. Se antes já tinham elevado a potência do seu 2,3 l turbo dos 280 cv até aos 330 cv (pacote M330), agora com o pacote M365 a potência sobe — já adivinharam — até aos 365 cv.

O binário não lhe fica atrás. Com as alterações da Mountune, o bloco de quatro cilindros em linha do Focus ST vê o seu binário saltar dos 420 Nm originais para uns muito mais “gordos” e impressionantes 560 Nm — e sempre, sempre com duas rodas motrizes só.

Os 365 cv e 560 Nm superam até os valores do último Focus RS. O mega hatch entregava 350 cv e 470 Nm, mas com o benefício de vir com tração às quatro rodas e um intrigante “drift mode”, o primeiro hot hatch a ter um sistema do género.

VEJAM TAMBÉM: Fotos-espia antecipam mais um pouco do renovado Ford Focus
Ford Focus ST Mountune M365

Uma máquina fantástica — recordem o nosso teste em que o comparámos com o antecessor — que deixou saudades, tendo sido com tristeza que recebemos a notícia de que um sucessor tinha sido cancelado para esta geração. Culpem as normas de emissões.

Este Focus ST M365 da Mountune pode ajudar a colmatar essa ausência, ainda que, conceptualmente, esteja mais relacionado com o último Focus RS “tudo à frente”. Na sua versão RS500, a mais radical de todas, debitava 350 cv e 460 Nm, extraídos do pentacilíndrico de 2,5 l de capacidade de origem Volvo.

Como chegaram aos 365 cv?

Para chegar a tão elevado número, a Mountune partiu do pacote anterior, o M330. Este contava com uma ECU da Mountune e um filtro de ar de alta performance para atingir os 330 cv — nada mau, considerando que pouco mais era feito que uma reprogramação.

Filtro de ar e sistema de escape do kit Mountune M365
O hardware necessário para atingir os 365 cv: downpipe, filtro de partículas específico e filtro de ar.

Para o novo pacote M365, a Mountune teve de mexer no hardware além do software. Foi adicionado um novo downpipe com 3″ (7,62 cm de diâmetro) que integra um catalisador desportivo, e um novo filtro de partículas (também específico da Mountune e de alta performance).

Estas modificações tornam o sistema de escape menos restritivo, permitindo reduzir a contrapressão dos gases de escape, melhorando não só as “vias respiratórias” do grupo motriz, como dando uma voz mais agressiva ao Focus ST, sobretudo nos modos Sport e Track.

TÊM DE VER: Hyundai i20 N (204 cv). O novo rei dos pocket rocket?

Não existem dados sobre a performance do Focus ST M365, mas tendo em conta os valores que o M330 alcançou — 5,2s nos 0-100 km/h, menos 0,5s que o ST de série — dá para ter uma ideia do seu potencial. Ainda que, por ser um tração dianteira, seja nas retomas de aceleração que estes números deverão deixar mais facilmente para trás o modelo de série.

M365 Mountune curvas potência e binário

O novo pacote M365 da Mountune está à venda online e está disponível, de momento, apenas para o Ford Focus ST equipado com a caixa manual — para os ST com caixa automática, terão de aguardar mais um pouco.

O pacote custa cerca de 812 euros caso o Focus ST esteja de série. Caso já tenha o pacote M330 instalado, custa cerca de 116 euros fazer o upgrade para o M365, ainda que a Mountune recomende instalar o filtro de ar de alta performance, assim como os novos componentes do sistema de escape, para garantir que os números anunciados sejam efetivamente atingidos.