Notícias Novas Ford Transit e Tourneo com inspiração SUV e até… Raptor

Apresentação

Novas Ford Transit e Tourneo com inspiração SUV e até… Raptor

As Ford Transit e Tourneo ganham versões Active, mas a Transit vai mais longe e adiciona versão Trail, inspirada pela Ranger Raptor.

Ford Transit Trail

Numa altura em que todo o mercado parece “vidrado” nos SUV, a Ford deu uma nova roupagem à Ford Transit e à Ford Tourneo claramente influenciada por estes, revelando novas versões aventureiras, Active.

Estas seguem na senda daquilo que já foi feito com os Fiesta e Focus Active e conferem à Ford Transit e à Ford Tourneo um visual mais robusto e próximo do universo SUV.

Assim sendo, a versão Active conta com jantes exclusivas de 17”; grelha com assinatura “Active”; protecções adicionais e ainda barras de tejadilho de série.

VÊ TAMBÉM: Fica a saber tudo o que a Ford e Volkswagen vão fazer juntas

 

Em termos mecânicos, a versão Active está disponível com motores com 185 cv associado a um sistema mild-hybrid de 48 V.

Por fim, opcionalmente, tanto a Transit Custom Active como a Tourneo Custom Active podem ser equipadas com o sistema de diferencial autoblocante mecânico mLSD. Desenvolvido em conjunto com a Quaife, este transfere automaticamente o binário do motor, em condições de baixa aderência, para a roda com mais tração.

VÊ TAMBÉM: O Ford Fiesta agora também é mild-hybrid. Mas há mais novidades

Inspiração Raptor: Ford Transit Trail

Se a versão Active já deixa no ar uma ideia de evasão, a variante Trail racaba por apresentar todos os ingredientes que lhe permitem corporizar essas promessas.

Com um visual ainda mais radical, cortesia de protecções adicionais, em preto, jantes específicas de 16” e em destaque uma grelha inspirada na Ford Ranger Raptor, é em termos mecânicos que as Transit Trail e Transit Custom Trail se destacam.

Ford Transit Custom Trail
Aquela grelha não engana… segue o mesmo estilo da Ranger Raptor.
VÊ TAMBÉM: Ford quer aquecer o interior dos carros de polícia para… matar o Covid-19

Equipadas de série com um diferencial de deslizamento limitado mecânico/autoblocante “mLSD”, a  Transit Trail adiciona ainda um sistema de tração integral, que lhes permite ir mais longe.

Para ajudar à progressão em terrenos difíceis, a variante de tração integral conta com os modos de condução “Slippery” (piso escorregadio) e “Mud/Rut” (lama/sulcos) e com o modo “AWD Lock” que reparte o binário em 50:50.

Só falta mesmo um conjunto de suspensões “à prova de saltos” como na Ranger Raptor, para tornar a Transit no mais improvável “brinquedo” para saídas off road.

Ford Transit Trail

Não é só o exterior que se destaca das restantes Transit, também os interiores são específicos. Tanto a Ford Transit Trail como a Transit Custom Trail estão ainda disponíveis em várias carroçarias.

Por fim, todas as versões Transit Trail e Transit Custom Trail são animadas pelo motor Diesel Ford EcoBlue de 2.0 l e 130 cv dotado de tecnologia mild-hybrid de 48 V.

VÊ TAMBÉM: A radical asa traseira (de origem) que o Ford Escort RS Cosworth não teve

Já disponíveis…

…para encomenda e com entrega prevista para o final do verão, a Ford ainda não revelou quanto irão custar estas novas versões “aventureiras” da Transit e da Tourneo.

Ford Transit e Tourneo Active
Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o primeiro Ford Mustang Shelby GT500?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Guiámos o Ford Mustang Shelby GT500, uma “fera” com 760 cv