Notícias Caramulo Motorfestival 2023 já está em contagem decrescente

Eventos

Caramulo Motorfestival 2023 já está em contagem decrescente

A edição deste ano do Caramulo Motorfestival começa já na sexta-feira e prolonga-se pelo fim de semana. Mais uma vez, promete…

Alfa Romeo no Caramulo Motorfestival
© Pedro Ramos Santos

A 18.ª edição do Caramulo Motorfestival tem tudo para ser um dos melhores eventos do ano em solo nacional para os apaixonados por automóveis e motos, mas não esquece as famílias.

A edição deste ano realiza-se entre 8 e 10 de setembro e o programa e presenças estão «cheios». Afinal, ao todo, estão previstos mais de 1000 veículos, entre automóveis, motos e até aviões.

© Pedro Ramos Santos

De portas abertas a todos (entrada livre), o Caramulo Motorfestival volta a ser organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com o Automóvel Clube de Portugal.

A partida para o evento será dada às 10h00 da manhã de sexta-feira, com a abertura da maioria dos espaços, incluíndo o Museu. Neste, está agora instalada a exposição “Lamborghini: 60 anos a cortar o vento”, que pode ser um bom ponto de partida.

Caramulo Motorfestival 2023 Preview
© Pedro Ramos Santos

Uma hora depois começa o Warm Up para a Rampa Histórica da Michelin, que vai contar com mais de 150 automóveis clássicos. Entre eles estão modelos como o Ferrari 308 GTB “Michelotto”, um Aston Martin DB5 de 1963 ou um Bugatti Type 57C Atalante de 1938.

Além destes, também será possível ver um Porsche Carrera GT (2004) e o Jaguar XJ220 que passou a fazer parte da coleção do Museu, entre tantos outros.

Em torno do Caramulo Motorfestival

Além da oportunidade de visitar o Museu do Caramulo, estará também disponível a Feira de Automobilia e a “Motorlândia”, dedicada aos mais novos. Neste espaço estão já montadas pistas de kart e até de slots, além de todos os espaços de vendas dos mais variados artigos.

O Caramulo Experience Center abre a possibilidade de conhecer de perto modelos mais clássicos, alguns em plena fase de restauro. Será também aqui que poderá descobrir alguns dos monolugares que já fizeram parte do Campeonato Mundial de Fórmula 1.

Fórmula 1 no Caramulo Motorfestival
© Pedro Ramos Santos

Estes dias são também os escolhidos para exposições únicas, como a que está dedicada aos 30 anos do Renault Twingo, por exemplo.

Além desta, vai haver o “Dia Alfa”, com uma concentração de modelos da Alfa Romeo e um evento relacionado com os 110 anos da Aston Martin. Entre as outras marcas aniversariantes, destaque para os 75 anos da Porsche, Lotus e Land Rover.

Nesta edição do Caramulo Motorfestival será ainda relembrado o histórico Team Diabolique. Para isso, estarão presentes Miguel Pedro Oliveira e o piloto Joaquim Santos, ao volante de um Lancia Stratos.

Tal como também já aconteceu em edições anteriores, o “Retro Park” vai-nos levar até ao passado, através de automóveis e motos mais antigos. Sendo que, alguns destes, já estiveram de «serviço» à GNR, PSP, Força Aérea e Bombeiros.

Pilotos e Clubes

O Caramulo Motorfestival volta também a ser o momento e o espaço perfeito para conviver com alguns nomes conhecidos do mundo automóvel.

Entre pilotos e outras personalidades, são já diversos os nomes que estão confirmados para a edição deste ano. No próximo fim de semana poderemos encontrar Carlos Tavares, piloto e diretor executivo da Stellantis ou Jean-Philipe Imparato, diretor executivo da Alfa Romeo.

Carlos Tavares no Caramulo Motorfestival
© Pedro Ramos Santos

Do lado dos pilotos, destaque para Kris Meeke, com cinco vitórias no Campeonato do Mundo de Ralis, mas também para estrelas nacionais como José Pedro Fontes, Rui Madeira, Nuno Rodrigues da Silva ou Rita Vieira.

No espaço do Caramulo Motorfestival também vão estar reunidos diversos clubes. Serão estes os «responsáveis» por adicionar mais cor e uma enorme quantidade de máquinas apaixonantes a este evento.

Seja em duas ou quatro rodas, o próximo fim de semana tem a Serra do Caramulo como o melhor destino para os apaixonados do mundo motorizado. Recordem alguns dos melhores momentos da edição do ano passado:

Se desejar conhecer todos os cantos à «casa» e começar a programar a visita, deixamos aqui a ligação para o programa completo.

Estão disponíveis seis parques de estacionamento públicos, com um sistema de transporte em autocarros (gratuito) para o evento. Além disso, este ano, há também uma terceira praça de alimentação, para os momentos de maior afluência.

Por outro lado, caso não consiga mesmo ir até ao Caramulo no próximo fim de semana, a organização do evento também pensou nisso. Desta forma, basta abrir o YouTube e assistir à transmissão em direto.