Notícias Deixem o carro à entrada do parque de estacionamento que ele estaciona sozinho

Arranque a Frio

Deixem o carro à entrada do parque de estacionamento que ele estaciona sozinho

Nos parques de estacionamento do futuro, os automóveis podem estacionar sozinhos e até serem lavados… sem qualquer intervenção humana.

BMW iX estacionamento automático
© BMW
Ver vídeo

Durante o Salão de Munique, os visitantes puderam ter um vislumbre do que podem ser os parques de estacionamento do futuro, quando a maioria dos carros forem elétricos e tiverem tecnologias de condução autónoma.

Neste parque não temos de ir à procura de um lugar. Só temos de “largar” o carro numa área designada para o efeito, sair dele e dar início ao processo de estacionamento automático através de uma aplicação no smartphone.

A partir daí, podemos ver, como neste caso, um BMW iX ir à procura de um lugar, “navegando” pelo parque recorrendo às suas câmaras e radares, em combinação com as do próprio parque de estacionamento.

VEJAM TAMBÉM: Pagaram mais de 1 milhão de euros por um lugar de estacionamento em Hong Kong

Depois de estacionado, pode ser até carregado, através de um braço robótico com um cabo de carregamento que se liga, automaticamente, ao veículo. E até pode ir sozinho a uma lavagem automática!

Quando regressamos, só temos de usar a aplicação para “chamar” o carro de volta ao ponto de partida.

A tecnologia destes parques de estacionamento do futuro foi desenvolvida pela Bosch em parceria com outros, incluíndo, por exemplo, a Daimler. Não é o primeiro, havendo um em funcionamento no museu da Mercedes-Benz, em Estugarda, desde 2017, e outro no aeroporto de Estugarda.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
A BMW chegou a fazer um protótipo de um Série 7 com um motor único. Que motor era esse?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW 767 iL “Goldfisch”. O derradeiro Série 7 com um colossal V16