Notícias Carro mal estacionado? Já o pode denunciar numa aplicação

Aplicação

Carro mal estacionado? Já o pode denunciar numa aplicação

Se encontrar um veículo mal estacionado e em situação ilegal, já pode efetuar uma denúncia diretamente à Polícia, usando apenas o telefone.

Quando encontrar um carro mal estacionado já pode fazer queixa à Polícia através de uma aplicação que pode instalar no seu telemóvel.

A aplicação “Denúncia de Estacionamento” acaba por ser uma forma direta e simples de agir e está disponível para Android e iOS. Além do mais, já abrange todas as zonas do país.

Parque de estacionamento vista aérea
© Ivana Cajina / Unsplash

Como funciona?

Caso encontre um carro mal estacionado (em cima do passeio, por exemplo) ou abandonado, tem de tirar uma ou várias fotografias da viatura em estacionamento proibido, abusivo ou indevido, a que se segue o preenchimento de um formulário.

Nesse formulário preenche dados relativos à viatura em questão (matrícula, marca e modelo), data e local, assim como o tipo de ocorrência. A aplicação “Denúncia de Estacionamento” tem já várias à escolha.

Não há denúncias anónimas

No próximo passo o denunciante tem de identificar-se. E tem sempre de o fazer, pois caso contrário a coima não é enviada ao infrator e a Polícia não aceita denúncias anónimas.

Para o fazer não precisa de deslocar-se à esquadra. Pode autenticar-se na aplicação com a Chave Móvel Digital, o que para efeitos legais é equivalente à presença requerida.

Depois de tudo preenchido, é gerada a denúncia, que será enviada para as autoridades. E de acordo com o estipulado no n.º 5 do artigo 170.º do Código da Estrada, as autoridades darão seguimento a esta mesma denúncia.