Notícias Fiat Panda 4×4 foi a improvável estrela do Dakar Classic 2022

Arranque a Frio

Fiat Panda 4×4 foi a improvável estrela do Dakar Classic 2022

Em paralelo ao Dakar, decorreu o Dakar Classic 2022, onde as máquinas de outrora voltaram a competir, mas foi um pequeno Fiat Panda que concentrou todas as atenções.

Fiat Panda 4x4 Dakar Classic 2022

Viu-se de tudo um pouco no Dakar Classic 2022, desde um Porsche 911 SC (à imagem do Porsche 953, vencedor do Dakar 1984) até um Citroën CX, passando pelos habituais Land Cruiser, Pajero, G e… Lada Niva, mas foi um pequeno Fiat Panda a estrela da prova.

O canal Red Bull Rally dá-nos a conhecer em mais detalhe este Panda muito especial, de Juan Morera, o piloto, e da mulher Lidia Ruba, a co-piloto.

A participação no Dakar Classic também quis ajudar o projeto de solidariedade “Bicicletas sin Fronteras”, usando o Fiat Panda como meio promocional para garantir o financiamento de 500 bicicletas para estudantes no Senegal.

VEJAM TAMBÉM: Recordemos o Fiat Panda 4×4, a mais improvável lenda do offroad

Fiat Panda 4x4 Dakar Classic 2022

Voltando ao carro, começou por ser um Fiat Panda 4×4 de 1991, mas foi-lhe adicionado o «anexo» traseiro do Panda Van, ganhou uma roll cage e foi aligeirado ao máximo usando fibra de vidro. Segundo Morera, acusa cerca de 1000 kg.

Também é bem mais potente: trocou o motor FIRE 1.0 de parcos 50 cv de série por outro de 100 cv (herdado de um Punto),

Foi apenas a segunda edição, mas o Dakar Classic é já um sucesso. Se na primeira edição desta prova de regularidade participaram apenas 24 carros, este ano o evento reuniu 134 carros e 18 camiões.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Um destes Fiat foi equipado com um motor Ferrari. Qual foi?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

As máquinas com motores Ferrari que não são Ferrari
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

As máquinas com motores Ferrari que não são Ferrari