Notícias UrbanRebel Concept. “Carro de corridas” antecipa futuro elétrico urbano da CUPRA

Apresentação

UrbanRebel Concept. “Carro de corridas” antecipa futuro elétrico urbano da CUPRA

Não parece, mas por detrás da aparência… rebelde do CUPRA UrbanRebel Concept, "esconde-se" um futuro modelo elétrico urbano a estrear em 2025.

CUPRA UrbanRebel Concept Ver vídeo

Mais parece pronto para atacar os circuitos ou uma prova de rallycross, mas o CUPRA UrbanRebel Concept, na realidade, mostra-nos a visão da marca espanhola sobre não só o que esperar do futuro design da marca, como também antecipa um novo modelo elétrico urbano.

É, sem dúvida, uma forma… rebelde de interpretar um veículo urbano, mas a CUPRA quer mostrar que a eletrificação do automóvel pode também ser emocionante e de alto desempenho.

Se o seu design trata da parte emocionante, o alto desempenho é garantido pelos 250 kW (340 cv) de potência contínua e 320 kW (435 cv) de potência de pico, permitindo atingir, diz a CUPRA, os 100 km/h em apenas 3,2s.

TÊM DE VER: Pedro Fondevilla, diretor geral da CUPRA Portugal. “Não somos uma marca de modelos partilhados”
CUPRA UrbanRebel Concept

“O CUPRA UrbanRebel Concept é uma interpretação radical do carro elétrico urbano da empresa, com lançamento previsto para 2025. Este racing concept dá uma ideia da linguagem de design do futuro veículo urbano e inspirará sua criação.”

Wayne Griffiths, diretor executivo da CUPRA

Em 2025 conheceremos o modelo de produção

Será pouco provável que quando conhecermos a versão de produção do UrbanRebel Concept em 2025, este venha com tal “poder de fogo”, mas por baixo desta aparência de “carro de corridas”, conseguimos extrair alguma informação sobre o que esperar deste veículo urbano.

Talvez a mais indicativa sejam as suas dimensões. Os 4,08 m de comprimento, 1,795 m de largura e 1,444 m de altura mostram que o futuro elétrico urbano “encaixará” no segmento B, posicionando-se abaixo do CUPRA Born que está no segmento acima.

O CUPRA UrbanRebel Concept junta-se, assim, aos já anunciados SEAT Acandra, Skoda Elroq e Volkswagen ID.1 e ID.2. Uma diversidade de modelos que terão a mesma base a uni-los, uma variante curta da MEB, uma das plataformas específicas para veículos elétricos do Grupo Volkswagen.

Ou seja, a meio da década teremos uma família de modelos elétricos compactos no Grupo Volkswagen cujo objetivo é o de democratizar a mobilidade elétrica, como nos diz Wayne Griffiths, diretor executivo da CUPRA:

“O veículo elétrico urbano é um projeto estratégico fundamental não apenas para a nossa companhia, mas também para o Grupo Volkswagen, pois o nosso objetivo é produzir mais de 500 000 automóveis elétricos urbanos por ano em Martorell para as diferentes marcas do Grupo. O veículo elétrico urbano vai democratizar e tornar a eletromobilidade acessível às populações”.

Wayne Griffiths, diretor executivo da CUPRA

Design para o futuro

Se conseguirmos ver para lá do aparato aerodinâmico, o UrbanRebel Concept informa-nos também sobre a futura linguagem visual da CUPRA, mais progressista, mas na mesma muito desportiva e emocional.

CUPRA UrbanRebel Concept

A nova assinatura luminosa triangular e o pilar A de cor negra — dando à área vidrada o efeito visual de uma viseira de capacete —, esta última uma solução vista primeiro no concept Tavascan (a ser lançado em 2024), passarão a caracterizar os futuros CUPRA, assim como o teto “flutuante”.

VEJAM TAMBÉM: O futuro do Off Road? Já andámos no ABT CUPRA XE 100% ELÉTRICO

No mesmo sentido veremos as superfícies negativas à frente — por baixo dos faróis, dando ao UrbanRebel Concept um “nariz de tubarão” — e atrás, limitada em cima pela fina faixa LED e símbolo da marca, a enriquecer o ADN visual da CUPRA. Por fim, na lateral, o destaque vai para a diagonal que nasce no pilar C e se prolonga até à porta.

CUPRA UrbanRebel Concept

Todos estes elementos são complementados com novas superfícies, mais orgânicas no seu desenvolvimento, que começámos por ver, também, em primeiro no Tavascan.

“O CUPRA UrbanRebel Concept oferece uma aparência de gamificação no veículo de corrida, projetando uma interpretação radical do automóvel elétrico urbano da empresa. Cada contorno e linha que define o corpo é trazido à vida por uma tinta que usa partículas cinéticas para adicionar movimento à superfície à medida que a luz se move através dele.”

Jorge Diez, diretor de design da CUPRA
CUPRA UrbanRebel Concept

A primeira aparição pública do CUPRA UrbanRebel Concept acontecerá a 7 de setembro no Salão de Munique (IAA Munich International Motor Show), na pré-inauguração da nova CUPRA City Garage na cidade alemã.