Notícias Formentor VZ5. 5 cilindros para o CUPRA mais potente de sempre

Apresentação

Formentor VZ5. 5 cilindros para o CUPRA mais potente de sempre

Com 390 cv extraídos do mesmo motor usado pelo Audi RS Q3, o CUPRA Formentor VZ5 é, para já, o modelo mais potente da história da jovem marca.

CUPRA Formentor VZ5

Limitado a 7000 unidades (todas elas com volante à esquerda), o há muito aguardado CUPRA Formentor VZ5 foi revelado num evento de comemoração do terceiro aniversário da CUPRA.

Detentor do “título” de modelo mais potente de sempre da jovem marca, o Formentor VZ5 oferece 390 cv e 480 Nm extraídos do mesmo 2.5 l turbo de cinco cilindros do Audi RS Q3 (que oferece 400 cv e 480 Nm).

Toda esta potência é enviada às quatro rodas por intermédio do sistema 4Drive e de uma transmissão automática DSG de sete relações. Graças a isto, o mais potente dos CUPRA acelera até aos 100 km/h em 4,2s e alcança os 250 km/h. A título de curiosidade, o “primo” RS Q3 demora 4,5s, apesar de ter mais 10 cv.

VÊ TAMBÉM: CUPRA Formentor eletrifica-se a dobrar com duas versões e-HYBRID
CUPRA Formentor

O que mais muda?

Face aos restantes CUPRA Formentor, a versão VZ5 distingue-se na dianteira pela adoção de um capô específico, grelha em preto mate e uma entrada de ar de maiores dimensões no para-choques dianteiro.

Na lateral contamos com jantes de 20” exclusivas desta versão e na traseira há um difusor em fibra de carbono específico, ladeado por quatro saídas de escape dispostas duas a duas em diagonal, e um logótipo específico. Por fim, no interior temos novos bancos em couro, acabamentos exclusivos e um novo volante.

A NÃO PERDER: SEAT e CUPRA passam a ser representadas pela SIVA em 2021

Há ainda a destacar a redução da altura ao solo face ao Formentor VZ (-10 mm), os travões Akebono e a presença do chassis adaptativo DCC com 15 níveis de amortecimento adaptável.

Com chegada ao mercado prevista para o último trimestre do ano, ainda não se sabe quanto irá custar o CUPRA Formentor VZ5 nem quantas unidades das 7000 a produzir se destinam a Portugal.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o SEAT Ronda?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este SEAT Ronda foi usado como prova em tribunal. Porquê?