Notícias CUPRA Formentor eletrifica-se a dobrar com duas versões e-HYBRID

Apresentação

CUPRA Formentor eletrifica-se a dobrar com duas versões e-HYBRID

Segundo modelo híbrido plug-in da CUPRA, o CUPRA Formentor e-HYBRID apresenta-se com dois níveis de potência. Fica a conhecê-lo melhor.

CUPRA Formentor

Depois do Leon e-HYBRID, a família de modelos eletrificados da CUPRA continua a crescer, contando agora com o CUPRA Formentor e-HYBRID com dois níveis de potência.

No Formentor e-HYBRID, a potência máxima combinada ascende aos 204 cv e o binário aos 350 Nm enquanto no Formentor VZ e-HYBRID esta sobe até aos 245 cv e o binário para os 400 Nm.

Em ambos os casos encontramos o 1.4 TSI de 150 cv associado a um motor elétrico de 115 cv, sendo que ambos contam com tração dianteira e recorrerem a uma caixa automática DSG.

VÊ TAMBÉM: SEAT e CUPRA passam a ser representadas pela SIVA em 2021
CUPRA Formentor

Quanto à bateria que alimenta o motor elétrico, esta pesa 130 kg e tem 13 kWh de capacidade, permitindo percorrer em modo exclusivamente elétrico até 59 km (55 km no caso da versão de 245 cv), isto já de acordo com o ciclo WLTP.

Poupança e performance de “mãos dadas”

No caso do Formentor e-HYBRID, os 0 a 100 km/h cumprem-se em 7,8s e a velocidade máxima é de 205 km/h. Quanto aos consumos estes ficam-se entre os 1,2 e 1,4 l/100 km enquanto as emissões andam entre as 23 e as 26 g/km de CO2.

Já o mais potente CUPRA Formentor VZ e-HYBRID acelera até aos 100 km/h em 7s e alcança os 210 km/h, tudo isto enquanto consegue médias de consumos entre os 1,4 e 1,6 l/100 km e de emissões entre as 31 e 35 g/km de CO2.

Por fim, no que diz respeito ao carregamento da bateria, este demora menos de cinco horas num carregador de 2,3 kW ou 3h40min num carregador de 3,6 kW (Wallbox).

CUPRA Formentor
VÊ TAMBÉM: CUPRA Formentor mais potente, mais rápido, mais baixo. Cortesia da ABT Sportsline

E os modos de condução?

Como é habitual na maioria dos híbridos plug-in, o CUPRA Formentor e-HYBRID arranca sempre em modo elétrico, passando para o modo “Hybrid” sempre que a velocidade ultrapassa os 140 km/h ou a energia disponível desce de um determinado patamar.

CUPRA Formentor

Quanto ao modo “Hybrid”, este tem ainda dois modos: “Hybrid-Auto” e “Hybrid-Manual”. O primeiro gere automaticamente o grupo motopropulsor enquanto no segundo é possível escolher três opções:

  • o modo “Hold”, que mantém o nível de carga da bateria nesse momento;
  • um modo que permite reservar uma determinada percentagem da carga da bateria;
  • e a função de carga que carrega a bateria através do motor de combustão.

Quando chega?

Praticamente idênticos no capítulo estético aos restantes Formentor, os CUPRA Formentor e-HYBRID e CUPRA Formentor VZ e-HYBRID ainda não têm preços nem data de chegada prevista para Portugal.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o SEAT Ronda?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este SEAT Ronda foi usado como prova em tribunal. Porquê?