Notícias Visita do Papa. Durante estes dias Portugal vai reativar controlo de fronteiras

Jornada Mundial da Juventude 2023

Visita do Papa. Durante estes dias Portugal vai reativar controlo de fronteiras

No comunicado de ontem do conselho de ministros foram divulgadas novas medidas de segurança para a JMJ (Jornada Mundial da Juventude).

Sinal de fronteira - Entrada em Portugal
© Geoff Jones/Flickr

A próxima JMJ (Jornada Mundial da Juventude), prevista para os primeiros dias de agosto, vai dar origem a medidas de segurança adicionais.

Entre elas, está a reativação do controlo documental nas fronteiras terrestres, aéreas e marítimas. Ou seja, tal como aconteceu com a visita anterior do papa a Fátima, em 2017.

E, para que não existam dúvidas, as autoridades reforçam que as fronteiras não vão ser encerradas. Apenas vai existir um maior controlo de pessoas nas entradas e saídas do país a partir de dia 1 de agosto até ao final da JMJ (6 de agosto).

Tal como podemos ler no comunicado do conselho de ministros de ontem, dia 22 de junho, “Foi aprovada a resolução que determina a reintrodução do controlo documental de pessoas nas fronteiras nacionais durante a Jornada Mundial da Juventude de 2023, por razões de segurança interna e ordem pública, à semelhança do procedimento anteriormente adotado no âmbito da visita do Papa a Portugal, em 2017″.

Esta é uma medida que estará em vigor durante a Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer durante a primeira semana de agosto.

A Jornada Mundial da Juventude já é considerado o maior evento da Igreja Católica e vai reunir cerca de 1,5 milhões de pessoas na zona de Lisboa. Sendo que um dos maiores destaques será a visita do Papa Francisco, entre os dias 2 e 6 de agosto.

Fonte: Conselho de Ministros

Sabe esta resposta?
Em que ano o Renault Mégane conquistou o título de Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault Mégane. Vencedor do troféu Carro do Ano 2003 em Portugal