Notícias Afinal Eixo Norte-Sul não será parque de estacionamento durante a JMJ

Jornada Mundial da Juventude 2023

Afinal Eixo Norte-Sul não será parque de estacionamento durante a JMJ

José Sá Fernandes, coordenador do Governo para a JMJ, confirmou que nunca esteve nos planos transformar o Eixo Norte-Sul num parque de estacionamento.

Eixo Norte-Sul
© Razão Automóvel

Afinal o Eixo Norte-Sul não vai ser cortado e transformado num parque de estacionamento gigante para os milhares de autocarros que vão «invadir» a cidade de Lisboa durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A confirmação foi feita pelo coordenador do grupo de projecto de preparação da JMJ, José Sá Fernandes, ao Público, antes de admitir que essa possibilidade chegou a ser considerada mas apenas “numa situação muito excecional”. Segundo o responsável, esta via poderia servir “como ponto de largada e partida de passageiros, mas nunca como parque de estacionamento”.

Esta quinta-feira, o diretor nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP), Manuel Magina da Silva, tinha admitido que o Eixo Norte-Sul poderia vir a ser cortado “total ou parcialmente” para servir de parque de estacionamento para os autocarros que vão transportar para Lisboa milhares de peregrinos de vários países da Europa.

A NÃO PERDER: Fui mandado parar. Sou obrigado a fazer o “teste do balão”?

Agora, José Sá Fernandes desmente tal informação e recorda que tal não será necessário: “julgo que isso não venha a ser necessário, mesmo numa situação muito excecional, até porque já temos identificados 7200 lugares de estacionamento em 26 locais, o que significa o transporte de mais 300 mil pessoas”.

Porém, Sá Fernandes afirma que vão existir vias cortadas na cidade de Lisboa durante o evento, mas lembra que o plano ainda está a ser preparado e que os locais que serão encerrados só serão divulgados no final da próxima semana.

Obras-Parque-Tejo-JMJ-23
© WYD DON BOSCO 23

São esperadas 1,2 milhões de pessoas

A Jornada Mundial da Juventude, que vai realizar-se entre os dias 1 e 6 de agosto, vai trazer cerca de 1,2 milhões de pessoas a Lisboa, um número que supera quase três vezes a população da capital portuguesa.

As principais cerimónias da Jornada, vão contar com a presença do Papa Francisco e estão marcadas para o Parque Tejo, localizado na margem ribeirinha do rio Tejo.

Fonte: Público