Notícias Gasolina, gasóleo, elétricos. O que está a vender mais em Portugal?

Mercado

Gasolina, gasóleo, elétricos. O que está a vender mais em Portugal?

Apesar de o mercado automóvel nacional continuar a rumar às energias alternativas, o peso dos modelos só a combustão ainda é dominante.

B-SUV

A transição para um mundo automóvel eletrificado é cada vez mais uma certeza, ainda que permaneçam diversas questões e ceticismo. No entanto, e olhando para o primeiro quadrimestre (janeiro a abril) do mercado automóvel nacional (ligeiros de passageiros) descobrimos alguns dados curiosos.

Os dados fornecidos pela ACAP são claros. São os veículos movidos a energias alternativas — inclui não só automóveis eletrificados como também a GPL — que têm a maior quota de mercado, alcançando os 47%.

Estes são seguidos pelos movidos só a gasolina, com uma quota de 38,8%, enquanto os Diesel corresponderam a 14,2% do mercado.

Parque de estacionamento cheio de Tesla Model 3
© Tesla

Contudo, se juntarmos as propostas só a combustão (gasolina e Diesel), a quota conjunta ascende a 53% do mercado nacional.

Energias alternativas mais escolhidas

Entre os automóveis ligeiros movidos a energias alternativas são os híbridos (que não precisam de ligar à tomada, sejam a gasolina ou Diesel) os preferidos, com uma quota de 16,5%.

Depois destes, estão os 100% elétricos (a bateria), com uma quota de mercado de 15,2%. E logo de seguida, os híbridos plug-in (PHEV), que representam 10,8% do mercado automóvel. Finalmente, os restantes 4,5% são referentes aos sistemas a GPL.

Os números dos modelos eletrificados

Se nos cingirmos aos modelos eletrificados, nos primeiros quatro meses do ano, o número de novas matrículas foi de 29 876 unidades. O que representa uma subida de 65,8% face ao primeiro quadrimestre de 2022.

Desses, 10 405 matrículas pertencem a ligeiros de passageiros 100% elétricos (BEV). Ou seja, uma subida de 118,6% face aos primeiros quatro meses de 2022.

Fonte: ACAP

Sabe esta resposta?
Quantas unidades (aproximadamente) do Clio V6 foram produzidas entre as suas duas gerações?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

No adeus aos Renault Sport, recordamos 5 dos mais especiais