Notícias Agora é oficial. Novo Ford Focus RS foi mesmo cancelado

Oficial

Agora é oficial. Novo Ford Focus RS foi mesmo cancelado

Na semana passada era um rumor, mas agora foi confirmado pela própria marca. O novo Ford Focus RS foi mesmo cancelado.

Ford Focus RS X-Tomi Design

Deixou de ser um rumor: o novo Ford Focus RS foi cancelado. Uma notícia confirmada pela própria Ford em declarações à publicação britânica Autocar.

Confirma-se também que a Ford trabalhava num sistema híbrido para o mais possante e rápido dos Focus, onde o eixo traseiro seria eletrificado, elevando a potência do Focus RS até, pelo menos, aos 400 cv (de acordo com os rumores), ao mesmo tempo que manteria as emissões de CO2 controladas.

Pois bem, uma das razões para o cancelamento do novo Ford Focus RS reside precisamente nesse sistema híbrido, ao ter-se revelado demasiado oneroso, como a Ford revela à Autocar:

Como resultado das normas de emissões pan-europeias, o aumento da tributação sobre as emissões CO2 e o custo elevado de desenvolvimento de um RS com alguma forma de eletrificação para um volume relativamente reduzido de veículos, não estamos a planear outra versão RS do Focus.

A NÃO PERDER: Duas gerações Ford Focus RS em confronto
Ford Focus RS
Linhagem interrompida… Não haverá um novo Focus RS

O novo Ford Focus RS, de qualquer forma, estava apenas previsto que chegasse em 2022 — como tem sido “tradição”, seria lançado já perto do final de vida do atual Focus.

Assim, desta forma, caberá ao novo Ford Focus ST o papel do Focus mais rápido e desportivo da gama. O hot hatch norte-americano debita 280 cv extraídos do 2.3 EcoBoost — uma derivação do motor do anterior Focus RS —, transmitidos ao eixo dianteiro via uma caixa manual de seis velocidades.

Ford Focus ST
Ford Focus ST

Apesar deste golpe no coração dos fãs e entusiastas do mega hatch, a Ford Performance continua a estar muito bem representada na Europa. Não só com o mencionado Focus ST, mas também com o Fiesta ST, o Mustang e a impressionante Ranger Raptor — recorda o teste a esta impressionante máquina no nosso canal de Youtube.

Os custos elevados da eletrificação parcial do novo Ford Focus RS podem estar na base do seu cancelamento, mas, curiosamente, a solução híbrida para modelos de elevadas prestações não está colocada de parte. Se os rumores estiverem certos, o sucessor do Ford Mustang surgirá com uma versão V8 e tração às quatro rodas, com o eixo dianteiro a ser motorizado por um par de motores elétricos.

Fonte: Autocar.


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.

Sabe esta resposta?
Qual foi o desportivo mais vendido do mundo em 2019?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Voltou a acontecer. O Ford Mustang foi o coupé desportivo mais vendido em 2019