Notícias Adeus, Grand C4 SpaceTourer. Citroën «reforma» o seu MPV

Fim de produção

Adeus, Grand C4 SpaceTourer. Citroën «reforma» o seu MPV

O fim da produção do Citroën Grand C4 SpaceTourer marca o fim de uma era na marca que deixa de contar com monovolumes criados de raiz.

Citroën Grand C4 SpaceTourer

Outrora líderes de vendas, os MPV, ou monovolumes, são hoje uma «espécie» em vias de extinção e agora mais um prepara-se para sair do mercado: o Citroën Grand C4 SpaceTourer.

O fim da produção do monovolume gaulês está previsto para o início de julho e marca o fim de uma era na Citroën que, desde o lançamento do Evasion em 1994, contou ininterruptamente com pelo menos um MPV desenvolvido de raiz na sua gama.

Recorde-se que já há três anos a Citroën tinha deixado de oferecer a versão de cinco lugares do seu monovolume, o C4 SpaceTourer. Na altura a marca justificou a decisão com o lançamento do C5 Aircross e com o facto de as vendas estarem em declínio.

A NÃO PERDER: Citroën BX 4TC: o carro de ralis que a Citroën quis esquecer
Citroën Grand C4 SpaceTourer

Lugar vago, mas já ocupado

Apesar de não ter um sucessor direto para o Grand C4 SpaceTourer, a Citroën não tem falta de modelos capazes de responder à necessidades dos clientes habituais do seu monovolume.

A marca gaulesa refere quatro «candidatos» à sucessão do seu monovolume: o C5 Aircross, o C5 X e, para quem precisa de transportar mais do que cinco passageiros, os ë-Berlingo e ë-SpaceTourer, dois modelos que desde o início do ano estão disponíveis apenas na variante 100% elétrica.

Citroën Grand C4 SpaceTourer

Quanto aos números alcançados por esta geração do C4 SpaceTourer (nas versões de cinco e sete lugares), estes não desiludem, mas não deixam de refletir o declínio dos monovolumes no geral nos últimos anos.

No total, foram comercializadas 732 mil unidades desde a sua introdução em 2013, mas é um valor que fica longe das 1 760 000 de unidades comercializadas do Xsara Picasso entre 1999 e 2012.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Citroën Xantia V6?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Citroën Xantia Activa V6 ou a arte de curvar sobre carris