Notícias Este Citroën 2CV é feito em madeira e pode ser o mais caro de sempre

Leilões

Este Citroën 2CV é feito em madeira e pode ser o mais caro de sempre

Este Citroën 2CV em madeira prepara-se para ir a leilão e, segundo a leiloeira, tem potencial para superar os 176 000 euros. Vai conseguir?

Citroen-2CV-madeira-leilao
© Frédéric Wells / Rouillac

O Citroën 2CV dispensa qualquer tipo de apresentação, ou não fosse este um dos modelos mais icónicos de sempre da marca do Double Chevron.

Com uma “carreira” que estará para sempre ligada a Portugal, o Citroën 2CV foi produzido entre 1948 e 1990, superando a impressionante marca de 5 milhões de unidades construídas.

Mas há um exemplar particularmente especial, feito em madeira, e que será leiloado no próximo mês de julho. Alguém interessado?

Citroen 2CV madeira leilão perfil
© Frédéric Wells / Rouillac Este Citroën 2CV em madeira demorou cerca de 5 mil horas a ser feito

Um 2CV ainda mais especial

Construído por um marceneiro francês chamado Michel Robillard, este Citroën 2CV em madeira demorou cinco anos a ser feito e é o resultado de cerca de 5 mil horas de trabalho.

A NÃO PERDER: O último dos… Citroën 2CV feitos «falava» português

A base usada foi a de um modelo de 1955, com Robillard a recorrer a madeira de nogueira, pereira, macieira e cerejeira para dar corpo a esta carroçaria mais orgânica do 2CV.

Citroen 2CV madeira leilão frente
© Frédéric Wells / Rouillac Os guarda-lamas deste 2CV foram feitos com madeira de nogueira. Para as portas e para a bagageira Robillard usou cerejeira

Apesar da mudança radical de materiais, a forma original do modelo francês foi inteiramente respeitada.

Isso é válido para o exterior mas também para o habitáculo, que surge praticamente todo forrado: o volante, o tabliê, o espelho retrovisor e os bancos são feitos de madeira.

E mais importante ainda é o facto deste Citroën 2CV continuar a ser totalmente funcional e de ter passado na inspeção. Ou seja, quem o comprar poderá conduzi-lo normalmente, como se de um 2CV normal se tratasse.

Novo recorde a caminho?

Escusado será dizer que este Citroën 2CV em madeira é um exemplar único no mundo, pelo que essa exclusividade deverá refletir-se no preço que ele vai atingir em leilão, no próximo dia 4 de julho.

Citroen 2CV madeira leilão volante
© Rouillac Até o volante é feito de madeira…

E as ambições para ele não são pequenas: a Rouillac, a leiloeira responsável pela venda, estima que este exemplar possa superar os 176 000 euros, o valor do recorde atual para a venda de um 2CV.

LEIAM TAMBÉM: O «sonho» deste Citroën C5 X? Ser um CX

Quanto a Michel Robillard, já tem outros planos para superar a despedida do seu 2CV: construir um DS21 Cabriolet em madeira, claro está, para celebrar o 70.º aniversário do DS original, que se celebra em 2025.

Fonte: Rouillac