Notícias O «sonho» deste Citroën C5 X? Ser um CX

Transformação

O «sonho» deste Citroën C5 X? Ser um CX

Com as rodas traseiras cobertas, suspensão pneumática e tampões de roda metálicos, o Citroën C5 X tornou-se num CX dos tempos modernos.

Citroën C5 X vista traseira 3/4

Lembram-se do Citroën CX? O topo de gama francês foi lançado em 1974 (só deixaria de ser produzido em 1991) e destacou-se não só pelo seu design avant garde como por ser uma referência absoluta em conforto.

O Citroën C5 X é o que mais próximo temos hoje como herdeiro do CX e, tal como este, assume não só o título de referência de conforto, como também o papel de topo de gama na marca francesa.

Talvez por isso mesmo, o canal chinês “Bai Ning’s car time” tenha decidido aproximar visualmente o C5 X do CX e revelou o resultado desta transformação em dois vídeos.

Citroën C5 X vista dianteira 3/4
© Bai Ning’s car time / Youtube

O primeiro passo nessa transformação foi o de tornar o C5 X mais baixo, pois os «genes de crossover» deram-lhe uma altura ao solo muito superior à do CX.

Relacionado Não parece mas por baixo desta carroçaria retro está uma Citroën Berlingo

Sem possibilidade de recorrer à icónica suspensão hidropneumática da Citroën, o C5 X recebeu uma suspensão pneumática que permite variar o curso em 100 mm.

Nem as jantes «escaparam» ao tratamento Citroën CX

Noutra referência ao passado da Citroën as rodas traseiras passaram a estar parcialmente cobertas e as proteções plásticas foram substituídas por acabamentos cromados.

Por fim, nem as jantes escaparam ao «tratamento retro». Numa clara referência ao Citroën CX as jantes originais foram substituídas por tampões de roda cromados totalmente fechados.

Citroën C5 X e CX vista lateral
© Bai Ning’s car time / Youtube

Interior mais discreto

Passando para o interior a transformação foi mais discreta, mas nem por isso deixa de evocar o Citroën CX.

Nos bancos e nas portas os acabamentos em preto foram substituídos por revestimentos em couro bege, enquanto no tabliê foi usado couro castanho e nas portas Alcantara.

Por fim, o revestimento cor de laranja do tejadilho vem completar um interior cuja inspiração nos anos 70 e 80 é clara.

Citroën C5 X e CX interior
© Bai Ning’s car time / Youtube

Apesar do impacto visual desta transformação, este Citroën C5 X é um projeto único. Não há planos para produzir um kit que permita «transformar» o C5 X numa versão moderna do CX.

Sabe esta resposta?
Em que ano é que o Citroën AX foi eleito Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Citroën AX. Vencedor do Carro do Ano 1988 em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Citroën AX. Vencedor do Carro do Ano 1988 em Portugal