Notícias Nova revolução? Ecrãs transparentes para os interiores do futuro

CES 2024

Nova revolução? Ecrãs transparentes para os interiores do futuro

A Continental e a Swarovski apresentaram no CES um novo ecrã transparente que está destinado aos sistemas multimédia dos automóveis.

ecrã em cristal num automóvel
© Continental

O desenvolvimento dos sistemas de navegação e multimédia tem «obrigado» os construtores a optarem por ecrãs cada vez maiores. Estes não só começam a dominar o espaço em todo o tabliê, como podem mesmo interferir com a visibilidade.

No CES (Consumer Electronics Show) deste ano, no entanto, a Continental apresentou uma novidade que poderá servir de resposta para a imagem de luxo minimalista que muitos construtores procuram.

Em colaboração com a Swarovski, a Continental apresentou um ecrã transparente, que usa a tecnologia microLED e está integrado numa peça de cristal com um visual mais elegante que as soluções já existentes.

Monitor em cristal num apoio
© Continental

Com uma diagonal de 10″, o novo ecrã recorre à tecnologia de microLED de forma a garantir níveis bastante elevados de brilho e contraste. No entanto, uma vez que a sua projeção é efetuada neste «corpo» de cristal, cria a ilusão de que a imagem está a flutuar.

Ao ter transparência, este ecrã permite que vejamos o que está por detrás dele — até mesmo o exterior do carro, dependendo da sua posição —, mitigando a questão da visibilidade limitada.

Os designers do mundo automóvel, graças a esta tecnologia, poderão criar formas de incorporar os ecrãs a bordo de cada modelo, abrindo um enorme leque de possibilidades.

“Com o Crystal Center Display queremos marcar o mundo do design e criar um produto inovador para os automóveis premium do futuro. Estamos a afastar-nos da simples apresentação de informação e a elevá-la a uma experiência de utilizador altamente personalizada”

Dr. Boris Mergell, User Experience (UX), Continental

Prémio de inovação no CES

O novo Crystal Center Display da Continental e da Swarovski Mobility foram muito bem recebidos no CES 2024, uma vez que esta solução já foi mesmo distinguida com um prémio de inovação na feira de tecnologia.

Peter Widmann, Vice-Presidente Sénior B2B e Diretor Geral da Swarovski Mobility, sobre o Crystal Center Display disse que o resultado desta combinação de tecnologias permitiu criar “um elemento que é tão impressionante visualmente como tecnicamente”.

“Desta forma, o nosso cristal torna-se muito mais do que apenas um elemento de design, uma vez que passa a ser utilizado como uma interface de interação com cada automóvel”.

Peter Widmann, Vice-Presidente Sénior B2B e Diretor Geral da Swarovski Mobility.