Notícias Carro da Apple já não vai acontecer. Saiba as razões

Rumores

Carro da Apple já não vai acontecer. Saiba as razões

Após vários avanços e recuos, o projeto do carro da Apple parece ter sido definitivamente cancelado, segundo funcionários ligados ao projeto.

Apple car

O ano era 2014 e a Apple anunciava o seu primeiro carro, totalmente elétrico e autónomo. Agora, 10 anos depois de avanços e recuos, parece que o projeto foi definitivamente cancelado.

A notícia está a ser avançada pela Bloomberg e não é a primeira vez que surgem rumores sobre a «morte» do carro da gigante tecnológica. Segundo a Bloomberg, o anúncio foi feito internamente pela gigante tecnológica ontem (27 de fevereiro), surpreendendo as cerca de duas mil pessoas a trabalhar no projeto.

Apple Car
Talvez um dia venhamos a saber como seria o desenho final do carro da Apple. Desde 2014 que não faltaram tentativas de adivinhar: das mais fantasiosas, como a desta imagem, a outras, como na imagem de topo, que resultou da análise de vários registos de patentes.

Adeus definitivo

O anúncio foi feito pelo diretor de operações da Apple, Jeff Williams e pelo vice-presidente, Kevin Lynch, de acordo com as declarações de alguns trabalhadores que pediram para não ser identificados.

Segundo estes, os executivos depois de anunciarem o final do projeto — conhecido como o Special Projects Groups (Grupo de Projetos Especiais) —, disseram também que muitos dos trabalhadores envolvidos iriam ser transferidos para uma divisão relacionada com desenvolvimento de inteligência artificial.

As centenas de engenheiros e designers automóveis envolvidos neste projeto do carro da Apple poderão candidatar-se a outros postos noutras equipas da empresa. No entanto, a Bloomberg soube que, mesmo assim, irão haver despedimentos, apesar de ainda não haver números. Até agora a Apple recusou-se a comentar.

Caminho sinuoso

O muito discutido carro da Apple parece chegar, definitivamente, ao fim, após ter consumido milhares de milhões de euros, num projeto que colocaria a empresa norte-americana numa nova indústria.

O projeto sofreu vários percalços ao longo destes anos, incluíndo a saída de pessoas-chave do projeto. Uma delas foi Doug Field, que depois de ter liderado o desenvolvimento do Tesla Model 3, assumiu o cargo de vice-presidente do grupo de projetos especiais da Apple, mas acabou por sair em 2021, sendo atualmente um executivo sénior na Ford.

Ainda recentemente surgiram notícias de que o lançamento do carro da Apple, 100% elétrico, seria atrasado até 2028. E ao contrário do esperado, não teria capacidades de condução totalmente autónoma (nível 4), ficando-se pelo nível 2, que é a norma hoje.

A Apple chegou a dizer que o seu primeiro carro iria ter um preço a rondar os 100 mil dólares (aprox. 92 500 euros). Mesmo assim, os executivos da empresa revelaram preocupações sobre as possíveis margens de lucro, que poderiam ficar abaixo das habituais obtidas pela Apple nos seus produtos.

Além disso, o gasto anual de centenas de milhões de euros neste projeto, que poderia não chegar a concretizar-se — como se veio a verificar —, pesou na decisão da administração da Apple.

Fonte: Bloomberg

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o Volkswagen Golf GTI W12-650?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este foi o Golf GTI mais radical de sempre
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este foi o Golf GTI mais radical de sempre