Notícias Carro da Apple pode vir a ser desenvolvido com a ajuda da Hyundai

Rumores

Carro da Apple pode vir a ser desenvolvido com a ajuda da Hyundai

A hipótese surge depois de a Hyundai ter emitido uma declaração (entretanto desmentida) de que estaria em negociações para ajudar a desenvolver o carro da Apple.

Apple Car

Depois de ter chegado a ser “dado como morto”, os rumores das últimas semanas têm vindo a dar um novo ímpeto ao projeto do carro da Apple.

Ora, depois de há umas semanas termos noticiado que afinal o carro da Apple poderá tornar-se realidade já em 2024, hoje surgem rumores que podem vir a ser a resposta a uma pergunta que na altura já se tinha levantado: quem é que vai fazê-lo?

Se na altura os rumores apontavam para que a Apple recorreria a um fornecedor como a Magna International, agora uma declaração da Hyundai Motor Group (entretanto desmentida pela empresa sul-coreana) veio colocá-la na pole position para assumir essa tarefa.

VÊ TAMBÉM: Ao que parece a Hyundai está a desenvolver um novo motor… a gasolina!
IONIQ familia
Além de se preparar para lançar a família de modelos IONIQ, a Hyundai poderá também vir a estar envolvida no desenvolvimento do Apple Car.

Rumores lucrativos

Bastou a Hyundai Motor Group enviar ao Financial Times esta declaração “A Apple e a Hyundai estão em negociações, mas como ainda estão num estágio inicial, nada foi decidido” para a empresa sul-coreana ver as suas ações “dispararem” 19%.

Entretanto, a marca sul-coreana reviu a sua declaração, limitando-se a afirmar que foi contactada por parceiros potenciais para o desenvolvimento de veículos elétricos autónomos. Nesta nova declaração já não existia qualquer menção à Apple. No entanto, há fontes que avançam que a Hyundai poderá ajudar a desenvolver e produzir o carro da Apple.

Uma delas é o Korea Economic Daily que afirmou que a Apple teria proposto à Hyundai Motor Group uma parceria que envolveria não só a produção do seu carro como o desenvolvimento da bateria — o carro da Apple será, naturalmente, elétrico. Quanto à data prevista para a chegada do carro da Apple, a publicação sul-coreana aponta para 2027.

Baseado na E-GMP?

Caso se venha a confirmar esta parceria entre a Apple e a Hyundai Motor Group, carro da Apple poderia vir a recorrer a tecnologias empregues na plataforma E-GMP (quiçá até mesmo vir a utilizá-la).

Quanto às baterias, os britânicos da Autocar avançam que, caso se torne uma realidade, o mais provável é que este recorra à tecnologia de baterias “monocélula” desenvolvida pela Apple.

Hyundai E-GMP
O Apple Car basead na nova plataforma E-GMP? É uma possibilidade caso se confirme a parceria entre as duas empresas.

Esta tecnologia usa células de maiores dimensões e um pack de baterias mais denso, com a empresa responsável pela criação do iPhone a afirmar que esta tecnologia permite oferecer mais autonomia. Também em “cima da mesa” está o uso de fosfato de ferro-lítio (LFP) na química das baterias. Isto permitiria prescindir do cobalto para o cátodo, reduzindo não só os custos como a tendência para sobreaquecimento.

Fontes: Autocar, Automotive News Europe, CNBC.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Hyundai S Coupe?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?