Notícias Onde há fumo há fogo? Nem sempre, como no caso deste Pagani Utopia

Monterey Car Week 2023

Onde há fumo há fogo? Nem sempre, como no caso deste Pagani Utopia

Quem estava no stand da Pagani na Monterey Car Week chegou a pensar que este Utopia estava a arder. Mas a história é bastante diferente.

Pagani Utopia
© onfiregarage (Instagram)

As celebrações do 25.º aniversário da Pagani na Monterey Car Week não correram da maneira que os responsáveis da construtora italiana tinham imaginado.

Isto porque a «estrela da companhia» da marca, o Pagani Utopia, ficou envolvido sob uma nuvem de fumo durante a sua exibição no stand da marca, levando a que muitos dos presentes assumissem que o hipercarro italiano estava a arder.

Não ajudou a que o fumo estivesse a sair da traseira, onde reside o V12, mas neste caso “onde há fumo, NÃO há fogo”, como a Pagani veio a confirmar.

Em declarações à publicação Road and Track, Christopher Pagani, filho de Horacio Pagani, o fundador e presidente da construtora sediada em Modena (Itália), esclareceu que “um convidado do evento estava a mexer nos interruptores no interior do carro e acionou os extintores de incêndio do motor”.

Isto porque o hipercarro italiano vem equipado com extintores específicos no compartimento do motor, para o caso de o pior acontecer ao monstruoso bloco V12 do Utopia.

Pagani-Utopia
© Pagani A obra e o criador: Pagani Utopia e Horacio Pagani

Por falar em V12, nunca é demais recuperar os números deste motor, que volta a sair das oficinas da AMG em Affalterbach: além de ter 12 cilindros em V, tem 6,0 l de capacidade e dois turbos, entregando 864 cv (às 6000 rpm) e 1100 Nm (entre as 2800 rpm e as 5900 rpm).

E para um motor tão especial, uma caixa a condizer, que pode ser manual ou semi-automática, sendo que o binário é sempre enviado às rodas traseiras.

Já esgotou

A Pagani só vai construir 99 unidades do Utopia, com um preço a começar nos 2,13 milhões de euros (antes de impostos) e, claro, já está tudo vendido.

Traseira com V12 e suspensão

Resta só esperar que ao contrário deste convidado mais desastrado, os 99 proprietários do Utopia só usem este sistema quando for realmente necessário. Caso contrário podem vir a apanhar um susto.

Afinal nunca é uma imagem simpática ver um hipercarro de mais de dois milhões de euros coberto de fumo.