Notícias Vale a pena comprar pneus desportivos? TODAS as diferenças

Vídeos

Vale a pena comprar pneus desportivos? TODAS as diferenças

Neste vídeo o Guilherme esteve no circuito de Jarama para conhecer os novos pneus desportivos da Bridgestone: os Potenza Sport.

Bridgestone pneu

Neste novo vídeo da Razão Automóvel não se vai falar de automóveis, mas sim de pneus desportivos e para isso, fomos até ao circuito de Jarama, em Espanha, conhecer o novo pneu da Bridgestone pronto a equipar as mais variadas «máquinas» de alta performance do mercado: o Potenza Sport.

Uma ocasião não só para conhecer a nova aposta de performance da marca japonesa — que incluiu uma série de testes dinâmicos com o mais variado tipo de veículos —, como também ficar a saber o que é preciso para fazer um bom pneu desportivo.

Como o Guilherme Costa nos diz, “deu para entender melhor os pressupostos que importam no desenvolvimento do único elemento responsável por ligar o automóvel ao asfalto”.

VEJAM TAMBÉM: Bridgestone Weather Control A005 EVO. Pneus ALL SEASON fazem sentido em Portugal?

Quais são as principais características de um pneu desportivo e quais são os parâmetros para os pneus onde a performance é o mais importante, é o que o Guilherme nos esclarece ao longo do vídeo.

No final, sobra outro fator, tão importante como a aderência ou a composição do composto: a confiança. Não é tão tangível, mas o pneu tem de dar confiança ao condutor, consistência e previsibilidade na sua ação.

Bridgestone Potenza Sport
© Guilherme Costa / Razão Automóvel

Só assim podemos retirar o máximo prazer de condução, que foi precisamente o que o Guilherme tentou extrair não só dos Bridgestone Potenza Sport, como de todos os veículos que conduziu e dos testes feitos em Jarama. Desde um slalom na reta da meta a um improvisado “carrossel” no asfalto.

Bridgestone Potenza Sport

O novo pneu de ultra performance da Bridgestone já pode ser encontrado em máquinas de topo como o novo Maserati MC20 ou o Lamborghini Huracán STO, mas está disponível em muitas mais medidas.

No total são 96 medidas, das 17″ às 22″, que permitem equipar uma variedade enorme de veículos, desde berlinas a SUV e não apenas superdesportivos.

Bridgestone Potenza

O Potenza Sport promete ainda uma performance referencial em seco e um elevado controlo em molhado, em simultâneo com uma maior quilometragem útil, quando comparado com o seu antecessor, o Potenza S001.

VEJAM TAMBÉM: Pneus. Sabes como garantir que estão em bom estado?

Para o conseguir, a Bridgestone aplicou tecnologias inovadoras no padrão do pneu, no composto e na construção — alguma das quais podem ver no vídeo.