Autopédia Sabias que o teu carro pode ter uma especificação de pneus própria?

Autopédia

Sabias que o teu carro pode ter uma especificação de pneus própria?

Existem pneus específicos para determinadas marcas ou modelos, convém que saibas se é o caso do teu automóvel.

especificação pneu porsche

Já te ensinámos a ler toda a parafernália de números e inscrições que encontras na parede dos pneus, mas ainda não te dissemos que o teu carro pode ter um modelo de pneu desenvolvido “à medida” para ele. Porquê à medida?

VÊ AQUI: Sabes ler o código e a etiqueta dos pneus?

Os automóveis não são todos iguais (isso tu também já sabes), e dois automóveis que usam a mesma medida de pneu, podem ter outras características completamente distintas, como distribuição de peso, tração, esquema de suspensões, geometria, etc…

É por estes motivos que alguns construtores pedem aos fabricantes de pneus, determinadas especificações adequadas aos seus modelos. Poderá estar relacionado com o composto da borracha, com o ruído de rolamento, ou até mesmo com a aderência.

RELACIONADO: Pneus novos à frente ou atrás? Chega de dúvidas

É o que acontece por exemplo com o Hyundai i30 N que recentemente ensaiámos, e que estreia a especificação Hyundai, através das letras HN.

O código “HN” indica que estes pneus têm as especificações do i30 N.

É assim que surgem dois pneus exatamente “iguais” mas com especificações próprias.

Como distingui-los?

Algures por entre a parafernália de informação constante na parede do pneu, se este tiver alguma especificação encontrarás também uma destas inscrições:

AO/AOE/R01/R02 – Audi

AMR/AM8/AM9 – Aston Martin

“*” – BMW e MINI

HN – Hyundai

MO/MO1/MOE – Mercedes-Benz

N, N0, N1, N2, N3, N4 – Porsche

VOL – Volvo

EXT: Extended para Mercedes-Benz (Tecnologia RFT)

DL: Jante especial Porsche (Tecnologia RFT)

Normalmente apenas um fabricante de pneus terá as especificações «tailor made» para o teu carro. Foi o fabricante escolhido para desenvolver o modelo em parceria com a marca.

especificação pneu mercedes
MO – Especificação Mercedes-Benz | © Razão Automóvel

Então só posso usar esses pneus?

Não, poderás usar qualquer pneu com as medidas do teu carro, nomeadamente se pretenderes trocar de fabricante de pneu, mas sabe desde já que se existe um pneu com especificações para o teu carro, é por algum motivo!

DICAS: 10 formas relativamente baratas de melhorares a performance do teu carro

Quais são os motivos?

Os motivos variam em função da orientação do modelo. Esses motivos podem ser ruído de rolamento, resistência, conforto, ou aderência máxima no caso dos desportivos. A título de exemplo, e de uma forma geral, há marcas que preferem favorecer o conforto enquanto outras preferem uma dinâmica mais apurada.

Por isso agora já sabes, antes de te queixares de alguma coisa relativamente à marca e modelo de pneu que tens no teu carro, confirma se não existe um com a especificação do teu carro.

especificação pneu bmw
Este é um caso muito raro, já que o mesmo pneu tem duas especificações. A estrela indica especificação BMW, e o MOE significa “Mercedes Original Equipment”. Aqui as marcas entenderam-se! | © Razão Automóvel

Alguns condutores, desconhecedores desta realidade, fizeram reclamações a fabricantes de pneus, depois de lhes terem montado pneus sem especificações próprias, isto acontece frequentemente nos pneus para modelos da Porsche, que chegam a ter especificações diferentes entre o eixo dianteiro e traseiro.

Agora partilha este artigo − a Razão Automóvel depende das visualizações para continuar a oferecer-te conteúdo de qualidade. E se quiseres saber mais sobre técnica automóvel encontras mais artigos aqui.