Notícias BMW X8. Alemães admitem vir a produzir novo SUV topo de gama

Grande e luxuoso

BMW X8. Alemães admitem vir a produzir novo SUV topo de gama

A BMW admite lançar um novo SUV topo de gama, a que, muito provavelmente, chamará X8. Isto porque, acreditam os alemães, não falta mercado!

BMW X8 poderá derivar do BMW X7 iPerformance (render)

Depois de ter apresentado, no último Salão Automóvel de Frankfurt, o protótipo de um SUV topo de gama de grandes dimensões, a que deu o nome X7 Concept, a BMW já admite agora produzir um outro modelo, de posicionamento mais elevado. E que, comercialmente, deverá adoptar a denominação de BMW X8.

BMW Concept X7 iPerformance

A revelação, avança a britânica Autocar, surge num relatório interno da própria marca de Estugarda. Cujos responsáveis, acrescenta a revista, acreditam que não faltará mercado para uma proposta assim!

BMW X8 rival de Urus e Q8

Rival, à partida, de modelos como o Lamborghini Urus ou o aguardado Audi Q8, a hipótese de um tal modelo poder vir a fazer parte da oferta da BMW foi, de resto, também já admitida pelo chefe de desenvolvimento da marca, Klaus Frölich. Que, em declarações à mesma publicação, considerou tal modelo “uma oportunidade”.

“Ainda é cedo para falar num X8. Ainda que, uma das primeiras decisões que tomei, quando trabalhei da área de estratégia de produto, tenha sido, precisamente, avançar com a produção, tanto do X5, como do X6. O segmento está a crescer rapidamente, pelo que a oportunidade acabará por surgir”.

Klaus Frölich, chefe de desenvolvimento da BMW

De resto, “existe espaço para um X8, especialmente em mercados como a China. No entanto, ainda não foram tomadas quaisquer decisões. Cada carro deve ter o seu próprio carácter, sendo que esse é o tipo de áreas que levam tempo a avaliar”.

X8 Coupé… ou simplesmente X8?

Ainda de acordo com a Autocar, a BMW está, neste momento, a avaliar se, por exemplo, o futuro X8 deverá ser “apenas” uma variante coupé do futuro X7, funcionando um pouco como acontece com o X4, relativamente ao X3, ou o X6, face ao X5. Ou se, pelo contrário, deverá ser um modelo mais “independente”, construído a partir de uma plataforma mais comprida.

BMW Concept X7 iPerformance

Seja qual for a decisão, a publicação britânica assegura deste já que o mais certo é que o X8 venha a ser proposto com quatro ou cinco lugares, um pouco à imagem do Range Rover SVAutobiography, do que propriamente numa variante de sete lugares, como acontecia com o X7 Concept. E que, aliás, deverá ser transposta para o futuro X7.

Híbrido plug-in e V12 também são hipóteses

Finalmente e quanto a motorizações, o X8 deverá utilizar a mesma gama de motores já existente no Série 7, e que deverá estar igualmente disponível no futuro X7. Ou seja, blocos de seis e oito cilindros, turbocomprimidos, a gasolina e a Diesel. Sendo que uma versão híbrida plug-in do género 40e iPerformance, assim como uma variante com o mesmo V12, 6,6 litros de 609 cv e 800 Nm que equipa o M760Li xDrive, também são possíveis.

No entanto e independentemente da motorização, um possível BMW X8, só deverá mesmo chegar ao mercado no virar da década, vaticina a Autocar.

BMW Concept X7 iPerformance
RELACIONADO: BMW X2. O novo crossover bávaro revelado antes de tempo

Sabe esta resposta?
Qual foi a personalidade que a Jaguar "contratou" recentemente para a sua linha de montagem?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Jaguar tem novo funcionário. É um tal de José Mourinho