Notícias Heresia, loucura? BMW Série 5 E28 com motor Diesel da Mercedes… e 500 cv

Venda

Heresia, loucura? BMW Série 5 E28 com motor Diesel da Mercedes… e 500 cv

Encontram-se as coisas mais estranhas à venda no ebay, como neste caso: um BMW Série 5 E28 equipado com um motor Diesel… da Mercedes, ao que parece, alimentado a esteróides.

BMW Serie 5 E28 Diesel Mercedes

Quando abrimos o capô é impossível não reparar. No lugar do quatro cilindros em linha a gasolina (1,8 l) que este BMW Série 5 E28 de 1987 deveria ter, encontramos um motor de seis cilindros em linha Diesel da arquirrival Mercedes.

Temos de nos perguntar o que levou a colocar o bloco OM 606 (1993-2001) da marca da Estugarda neste exemplar da marca de Munique, mas depressa a nossa atenção é desviada para o valor anunciado de potência: 500 cv!

Segundo reza a história, o OM 606, de origem, nunca viu mais do que 177 cv a serem debitados pelo movimento dos seus seis pistões e 3,0 l de capacidade — como é que este motor Diesel instalado neste BMW Série 5 E28 quase triplicou a sua potência?

TÊM DE VER: BMW 530 MLE. O avô do M5 era um puro especial de homologação
BMW Serie 5 E28 Diesel Mercedes
Ímpossível de não reparar na estrela.

Que comece a… transformação

De acordo com o vendedor, o motor foi seriamente modificado: está agora equipado com um turbocompressor Borgwarner S300 (até 3 bar de pressão), tem uma nova bomba de combustível, um sistema de escape específico (76 mm) em aço inoxidável, um novo radiador (de um M3 E36) e uma válvula wastegate externa.

Para passar toda a força deste Diesel para o asfalto, também a transmissão do BMW Série 5 E28 teve de ser substituída por outra. A escolha recaiu na caixa manual de seis velocidades de um Mercedes-Benz Classe C 220 CDI (ano não especificado), mas acoplada a um kit de embraiagem reforçado da Sachs e um volante-motor criado propositadamente para esta transformação.

BMW Serie 5 E28 Diesel Mercedes

Também o eixo de transmissão foi criado de raíz e no eixo traseiro deste Série 5 reside um diferencial autoblocante (com uma relação de 2,93:1). Claro que para encaixar esta cadeia cinemática herética neste “bimmer”, foi necessário criar apoios para o motor e transmissão específicos, bastante mais reforçados — não admira…

Naturalmente, o chassis foi também ele redimensionado para lidar com tudo isto: o sistema de travagem veio de um BMW 540i (E34), os sinoblocos são agora todos em poliuretano (Polybush) e o amortecimento está agora a cargo de umas coilovers da BC.

VEJAM TAMBÉM: Que heresia é esta? Este Mercedes W124 tem um seis em linha… da BMW

“Assustadoramente rápido”

Segundo o proprietário, apesar do caráter “monstro de Frankenstein” que é esta criação, diz que “conduz-se perfeitamente, tem um comportamento surpreendente e é assustadoramente rápido”.

BMW Serie 5 E28 Diesel Mercedes

A rematar o conjunto, as modestas vestes do 518i foram enriquecidas com o kit de carroçaria do M535i, umas jantes BBS revestidas com tinta em pó (powder coating) e a carroçaria foi pintada recentemente no tom vermelho vivo que podem ver nas imagens.

Comprariam?

Esta bizarra e fascinante criatura encontra-se no Reino Unido, tem a inspeção feita (MOT) e está à venda no ebay por um preço de 16 500 libras (cerca de 19 260 euros) e, por enquanto, ainda ninguém fez uma oferta acima do valor de reserva.

BMW Serie 5 E28 Diesel Mercedes

O dono/vendedor diz que já fez 16 mil quilómetros com este BMW Série 5 E28 equipado com um “diabólico” motor Diesel da Mercedes-Benz, desde que foi transformado e, segundo ele, “é de doidos”. Porém, o carro em si “acusa” aproximadamente 300 mil quilómetros.

Arriscariam?