Notícias BMW Série 3 elétrico a caminho. Será que se vai chamar i3?

Fotos-espia

BMW Série 3 elétrico a caminho. Será que se vai chamar i3?

Estas fotos-espia antecipam não só o futuro BMW Série 3 elétrico como, muito possivelmente, a renovação da berlina alemã que deverá acontecer em 2022.

BMW Série 3 elétrico fotos-espia
© Razão Automóvel

Além de estar a esconder modificações estéticas por baixo da sua camuflagem, este protótipo em particular antecipa o futuro e inédito BMW Série 3 100% elétrico.

Apesar da renovação típica a meio do ciclo de vida do BMW Série 3 ainda estar longe no tempo — prevê-se que aconteça durante 2022 —, já é o segundo protótipo de testes “apanhado” na rua.

O inédito Série 3 elétrico juntar-se-á a um portfólio cada vez maior de 100% elétricas na BMW: o iX3 já se encontra em comercialização, já ficámos a conhecer os novos i4 e iX, e nos próximos anos a gama crescerá com versões elétricas dos X1, Série 7 e Série 5.

VEJAM TAMBÉM: BMW X3 e X4 foram renovados. Há mais novidades para lá do maior “duplo rim”
Fotos-espia BMW Série 3 elétrico
© Razão Automóvel

Sem grandes surpresas, não seria de esperar outra coisa que a BMW também converter para se mover a eletrões um dos seus mais importantes e emblemáticos modelos.

Será que se vai chamar i3?

Se a versão elétrica do X3 se chama iX3, a do Série 4 chama-se i4, e a dos futuros Série 5 e Série 7 chamar-se-ão, respetivamente, i5 e i7, pela lógica, a denominação do futuro Série 3 elétrico deveria ser i3.

Mas a BMW já comercializa um i3 desde 2013, um modelo urbano compacto, o que nos leva a colocar a possibilidade ou de o futuro Série 3 elétrico vir com uma denominação distinta, ou a da carreira do atual i3 terminar a médio prazo — afinal esta primeira geração já leva oito anos de mercado, um período de vida acima da média.

O que esperar?

Independentemente da denominação final a ser escolhida, e apesar de ainda não terem sido avançadas quaisquer especificações sobre o novo modelo, não nos admiraria que muitas delas alinhassem com as do novo i4, modelo com o qual partilha a base técnica.

No caso do i4, a versão mais acessível, eDrive40, arranca já nuns substanciais 340 cv e anuncia 590 km de autonomia, cortesia da bateria de 83,9 kWh. No entanto, tratando-se do mais popular Série 3, é de esperar que conte com uma versão de números mais modestos, seja em potência e bateria.

Fotos-espia BMW Série 3 elétrico
A dimensão da porta traseira denuncia que se trata da versão longa do Série 3. © Razão Automóvel

Uma curiosidade sobre este protótipo de testes é de que se trata da variante longa do Série 3, que se vende na China, sendo possível que a comercialização do Série 3 elétrico se inicie por lá, que, como a Europa, está a apostar fortemente na eletrificação do automóvel.

Podemos ver ainda novos faróis, com uma nova assinatura luminosa distinta do atual Série 3, que deverá fazer parte das alterações visuais do modelo quando for renovado. Sendo um veículo elétrico é de esperar que a típica grelha da BMW em duplo rim seja tapada na totalidade ou quase na totalidade, tal como acontece nos iX3 e i4.

Fotos-espia BMW Série 3 elétrico
Nova assinatura luminosa. © Razão Automóvel

O que não podemos ver é o interior, mas já reportámos em ocasião anterior, quando o primeiro protótipo de testes foi também apanhado pelas objetivas dos fotógrafos, que o mesmo deverá receber o mesmo tipo de soluções já vistas no i4.