Notícias BMW M140i a caminho? Protótipo de testes apanhado no Nürburgring

Antevisão

BMW M140i a caminho? Protótipo de testes apanhado no Nürburgring

De momento, o BMW M135i é o mais potente de todos os Série 1, mas o protótipo apanhado no Nürburgring diz-nos que algo mais "hot" está a caminho. M140i, és tu?

BMW M140i emblema

Na anterior geração do BMW Série 1, de tração traseira, havia espaço para colocar um seis cilindros em linha longitudinalmente, que chegou aos 340 cv, dando ao então M140i o “pulmão” para ir atrás dos seus arquirrivais de Affalterbach (Mercedes-AMG A 45 S) e Ingolstadt (Audi RS 3).

O BMW Série 1 (F40) na atual geração tem uma arquitetura “tudo à frente” — tração dianteira (que permite tração às quatro rodas) e motor transversal — que simplesmente não tem espaço no compartimento do motor para instalar um seis em linha (seja de que forma for), com as opções mecânicas a ficarem limitadas ao dois litros turbo de quatro cilindros (B48) de 306 cv que temos no BMW M135i.

Trata-se de um rival sério para os correspondentes Mercedes-AMG A 35 e Audi S3 — e também do Volkswagen Golf R cuja performance tem impressionado —, mas deixa um vazio no patamar acima, onde habitam os mega hatch A 45 S e RS 3.

VEJAM TAMBÉM: Confronto germânico: Volkswagen Golf R defronta Audi S3, Mercedes-AMG A 35 e BMW M135i

Se há necessidade ou não de termos hot hatch com potências de 400 cv ou mais é debatível, o que não é comum são as “Power Wars” (as “históricas” Guerras de Potência) entre o trio premium alemão ficarem algo “coxas” por falta de comparência de um dos seus intervenientes.

A AMG mostrou que é possível ter um super-motor de quatro cilindros capaz de rendimentos específicos acima dos 200 cv/l e mesmo assim estar em conformidade com todas as normas de emissões, enquanto a Audi adiciona mais um cilindro e 500 cm3 para se equiparar — gerando, no processo, uma carismática unidade motriz —, ou até ultrapassar o seu rival, caso se confirmem os estimados 450 cv para o próximo RS 3.

E agora, BMW M?

Agora chega-nos através do canal Automotive Mike imagens de um camuflado e “artilhado” Série 1 em testes que poderá ser, finalmente, a resposta da BMW M aos seus eternos rivais. O ruído do motor deixa adivinhar que ainda se trata de um quatro cilindros, mas fica por saber o quão mais “poder de fogo” tem. 

BMW M135i xDrive
BMW M135i xDrive

De momento só existem rumores. Se para enfrentar devidamente os seus rivais, este suposto M140i deveria ter um valor de potência de, pelo menos, 400 cv, a verdade é que têm sido declarados valores até “só” 350 cv, fazendo-nos crer que este protótipo visto no “inferno verde” poderá não ser um M140i, como muitos desejariam, mas uma evolução do atual M135i.

No passado outros rumores diziam que a BMW M poderia juntar o B48 do M135i a um motor elétrico para atingir os números necessários para “apanhar” o A 45 S. Não nos parece ser o caso deste protótipo de testes.

Pode ser também que a BMW não tenha interesse em ir atrás dos mega hatch rivais, oferecendo em alternativa, um M2 Coupe, cuja nova geração manterá o seis cilindros em linha, a tração traseira e continuará a oferecer uma caixa manual.