Notícias Baixa de Lisboa. Automóveis proibidos de circular a partir de junho, mas com exceções

Mobilidade

Baixa de Lisboa. Automóveis proibidos de circular a partir de junho, mas com exceções

Desde restrições à circulação automóvel até novas ciclovias e vias pedonais, fica a par de tudo o que vai mudar na Baixa de Lisboa a partir de junho.

BMW X2, Lisboa

Zona de Emissões Reduzidas de Lisboa (ZER) para o eixo Avenida Baixa-Chiado foi apresentada hoje de manhã e prepara-se para revolucionar a forma como os lisboetas (e não só) se deslocam na Baixa de Lisboa.

Revelado por Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa, o programa não só prevê a criação de uma série de restrições à circulação como um conjunto de obras com vista a dar “nova vida à Baixa, torná-la mais organizada e com menos automóveis”.

A nova Zona de Emissões Reduzidas (ZER) na Baixa de Lisboa vai-se estender ao longo de uma área com 4,6 hectares, indo do Rossio à Praça do Comércio e da Rua do Alecrim à Rua da Madalena.

Neste artigo damos-te a conhecer não só quem vai poder circular na Baixa de Lisboa, como todas as mudanças que o plano que pretende retirar das ruas lisboetas cerca de 40 mil automóveis vai trazer à capital.

VÊ TAMBÉM: A Carris já pode passar multas de trânsito

Quem pode andar por lá?

Enquanto as motas, ambulâncias, carros de bombeiros e veículos de funerárias não são alvo de quaisquer restrições, o mesmo não acontece com os automóveis particulares e com os TVDE.

Em relação aos TVDE, estes só vão poder circular na nova Zona de Emissões Reduzidas caso sejam elétricos. Já em relação aos veículos particulares, estes vão poder circular por lá caso tenham um de três dísticos e cumpram a norma Euro 3 (sejam posteriores ao ano 2000).

O primeiro dístico destina-se a residentes e cuidadores de residentes e vai permitir a circulação e o estacionamento naquela zona.

Já o segundo dístico permite circular naquela área, mas não autoriza o estacionamento na rua e é destinado aos veículos turísticos, táxis, comerciais ligeiros, serviços de carsharing e a veículos que transportem crianças para a escola.

O terceiro dístico foi pensado para quem tem carros elétricos, garagens naquela zona e ainda para os convidados dos residentes. Quanto aos restantes automóveis, estes apenas vão poder circular na Baixa de Lisboa se cumprirem a norma Euro 3 e no horário compreendido entre as 00h00 e as 06h30.

Segundo Fernando Medina, no período entre as 06h30 e as 00h00 vai existir um “controlo eletrónico de acessos”, mas não “haverá uma barreira física”. Segundo Medina, este será “um mecanismo eficaz de dissuasão”, estando previstas sanções para os incumpridores.

Segundo a Câmara Municipal, as inscrições para a obtenção do dístico deverão arrancar em maio. Já em junho/julho a nova ZER deverá entrar em funcionamento com “caráter informativo e de sensibilização”, sendo que em agosto deverá estar já em vigor sem quaisquer limitações.

O que mais muda em Lisboa?

A par das restrições de circulação a Câmara Municipal prepara-se para operar uma autêntica revolução em muitas das ruas da Baixa de Lisboa. Para começar, as ruas dos Fanqueiros e do Ouro vão perder vias de trânsito para dar lugar a novas ciclovias, estando previsto que aconteça o mesmo na Avenida Almirante Reis.

VÊ TAMBÉM: 95. Este é o número mais temido da indústria automóvel. Sabe porquê?

Já a rua Nova do Almada e a rua Garrett vão passar a ser exclusivamente pedonais, enquanto no Largo do Chiado vão apenas circular transportes públicos. Estão ainda previstos vários alargamentos de passeios e várias alterações de circulação.

Por fim, a Câmara Municipal prevê ainda a criação de um novo “Passeio Público” na Avenida da Liberdade. Assim sendo, entre a Rua das Pretas e os Restauradores a circulação automóvel vai ser proibida na faixa central, passando esta a ser feita pelas vias laterais onde a Câmara vai eliminar cerca de 60% do estacionamento para criar uma ciclovia de cada lado.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do primeiro Volkswagen Golf R32?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Volkswagen Golf R32, o primeiro R
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Volkswagen Golf R32, o primeiro R