Notícias Câmara Municipal de Lisboa prepara mudanças na 2ª Circular. O que vem aí?

Mobilidade

Câmara Municipal de Lisboa prepara mudanças na 2ª Circular. O que vem aí?

Em entrevista à "Transportes em Revista" o vereador da mobilidade da câmara de Lisboa deu a conhecer os planos para a 2ª Circular e a mobilidade na cidade.

2ª Circular

Depois de há uns anos ter ponderado suprimir duas vias de trânsito na 2ª Circular para dar lugar a um corredor verde e reduzir o limite de velocidade naquela via dos atuais 80 km/h para os 50 km/h, a Câmara Municipal de Lisboa parece ter outros planos para aquela que é uma das vias mais movimentadas (e congestionadas) da capital.

A ideia foi revelada por Miguel Gaspar, vereador da mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa, numa entrevista à “Transportes em Revista” e vem confirmar que, apesar de ter abandonado os planos de criação de um corredor verde, o executivo camarário continua a planear alterar profundamente a 2ª Circular.

Segundo Miguel Gaspar, o plano passa por criar um sistema de transportes no eixo central da 2ª Circular, afirmando que a câmara está “a estudar a hipótese de colocar no seu eixo central um sistema de transportes, que poderá ser um metro ligeiro ou um BRT (Busway)”.

VÊ TAMBÉM: Linha de Cascais. Poderão autocarros substituir o comboio?

Um projeto municipal ou regional? Eis a questão

De acordo com Miguel Gaspar, o executivo camarário já sabe onde colocar as paragens e como levar as pessoas até estas, afirmando: “conseguimos colocar paragens junto à estação de comboios de Benfica, na zona do Colombo, nas Torres de Lisboa, Campo Grande, Aeroporto (…) e na Avenida Marechal Gomes da Costa, fazendo depois a ligação à Gare do Oriente”.

2ª Circular projeto
O corredor verde previsto no plano original para a 2ª Circular deverá dar lugar a um corredor destinado a transportes públicos.

Face às certezas que a Câmara Municipal de Lisboa parece já ter acerca do projeto, a questão que se coloca é se este será um projeto exclusivo do município lisboeta ou se incluirá outros municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML).

Para aceder às zonas de embarque as pessoas só terão de subir ou descer um lanço de escadas

Miguel Gaspar, vereador da mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa

Segundo Miguel Gaspar a segunda opção é a mais provável, com o vereador a referir: “Estamos mais inclinados para esta última hipótese, porque depois este sistema pode encaixar na CRIL com o corredor em BRT da A5. Isso vai permitir uma coisa extraordinária, que é a ligação direta de Oeiras e Cascais ao aeroporto e à Gare do Oriente”.

A propósito da criação de planos intermunicipais, Miguel Gaspar reforçou a ideia referindo “dois terços das pessoas que trabalham em Lisboa não vivem na cidade. E é por isso que a CML tem vindo sempre a dizer que só se resolve a mobilidade em Lisboa, quando se resolver o problema da Área Metropolitana”.

VÊ TAMBÉM: As trotinetes elétricas partilhadas precisam de muita manutenção?
BRT, Linha Verde, Curitiba, Brasil
As linhas BRT (como esta no Brasil) são como um metro de superfície, mas com autocarros em vez de composições sobre carris.

Os outros planos

Segundo Miguel Gaspar, estão previstos planos como a ligação Alcântara, Ajuda, Restelo, São Francisco Xavier e Miraflores (através de um metro ligeiro/elétrico); a criação de um corredor de transportes públicos entre Santa Apolónia e a Gare do Oriente ou a extensão do percurso do elétrico 15 ao Jamor e a Santa Apolónia.

VÊ TAMBÉM: E a cidade portuguesa com mais trânsito é…

O vereador referiu ainda que outro dos projetos em cima da mesa é a criação de um corredor BRT (busway) na área da Alta de Lisboa.

Já no âmbito da AML, Miguel Gaspar referiu que há projetos para ligar Algés à Reboleira (e as linhas de Sintra e Cascais); Paço d´Arcos ao Cacém; Odivelas, Ramada, Hospital Beatriz Ângelo e o Infantado e a Gare do Oriente à Portela de Sacavém estando a ser discutido se estas ligações deverão ser em metro ligeiro ou BRT.

Fonte: Transportes em Revista

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Volkswagen Golf R32?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Volkswagen Golf R32, o primeiro R
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Volkswagen Golf R32, o primeiro R