Notícias Perfil distinto para o novo Audi Q5 Sportback

Apresentação

Perfil distinto para o novo Audi Q5 Sportback

O Audi Q5 Sportback é a nova adição à crescente família de SUV da marca alemã com linhas de teto descendentes. Chega em 2021.

O Audi Q5 Sportback junta-se aos já conhecidos Q3 Sportback e e-tron Sportback, e terá pela frente rivais como o Mercedes-Benz GLC Coupé e BMW X4.

Como os seus “irmãos” e rivais, o Q5 Sportback distingue-se do Q5 do pilar B para trás, com o destaque a estar na nova linha de tejadilho descendente aproximando-o do desejado e perseguido perfil coupé.

Destaque ainda para a grelha Singleframe específica, com uma textura em favo de mel, e jantes de 21″ específicas, com o Q5 Sportback a adotar as mesmas óticas LED à frente e atrás do atualizado Q5 — atrás estas podem ainda ser OLED.

VÊ TAMBÉM: O Audi Q5 foi renovado. O que mudou?
Audi Q5 Sportback

Por dentro, pouco ou nada o distingue do seu “irmão” mais convencional — seja na forma ou conteúdo —, com a maior diferença a estar na disponibilidade de espaço atrás e na bagageira. O espaço em altura vê-se reduzido em até 20 mm, enquanto a capacidade do compartimento de carga é de agora 510 l, contra os 550 l do outro Q5.

Porém, os passageiros traseiros podem ser brindados, opcionalmente, com bancos de costas reclináveis, além de todo ele poder deslizar longitudinalmente.

Por baixo do capô

A nova proposta de Ingolstadt herda, naturalmente, as motorizações do Q5 já em comercialização.

Ou seja, a gama começará, inicialmente, com um 2.0 TDI de 204 cv (40 TDI) e tecnologia mild-hybrid, associado à caixa de dupla embraiagem de sete velocidades. Será acompanhado mais tarde por outra versão do 2.0 TDI (35 TDI), além do 3.0 V6 TDI (SQ5).

Também terá motorizações a gasolina — não disponíveis em Portugal no Q5, fica por saber se o Q5 Sportback as disponibilizará por cá —, tendo sido anunciadas duas motorizações 2.0 TFSI. Por fim, deverá ser ainda adicionada a versão híbrida plug-in 55 TFSI, já disponível no Q5.

O 35 TDI vai estar disponível apenas com tração dianteira, enquanto o 40 TDI já vem com tração às quattro rodas. Por falar nas ligações ao solo, o Q5 Sportback de série vem com suspensão desportiva, e opcionalmente pode receber uma suspensão pneumática que permite uma variação de 60 mm na distância ao solo entre o seu valor mínimo e máximo.

Interior
VÊ TAMBÉM: Novo Audi A3 Sportback. Melhor do que o Mercedes Classe A ou BMW Série 1?

Quando chega?

O novo Audi Q5 Sportback nunca chegará antes de 2021, não estando ainda disponíveis informações sobre os preços nem como será estruturada a gama nacional.