Notícias “Vitamina S” em dose dupla. Audi apresenta os S3 Sportback e S3 Sedan

Apresentação

“Vitamina S” em dose dupla. Audi apresenta os S3 Sportback e S3 Sedan

Até à chegada do Audi RS 3, o papel de versão mais desportiva da gama A3 cabe aos Audi S3 Sportback e S3 Sedan. Fica a conhecê-los.

Audi S3 Sportback e S3 Sedan

Enquanto esperamos pela chegada da nova e musculada geração do RS 3, a Audi Sport dá-nos a conhecer os Audi S3 Sportback e S3 Sedan, servindo estes como uma espécie de preâmbulo do que aí vem.

A animar aquela que é, por enquanto, a versão mais desportiva da gama A3 encontra-se um 2.0 l turbo a gasolina capaz de debitar uns já bastante aceitáveis 310 cv e 400 Nm de binário.

A transmissão está a cargo, exclusivamente, da caixa automática S tronic (dupla embraiagem) de sete velocidades, que envia os 310 cv dos Audi S3 Sportback e S3 Sedan às quattro rodas — a gerir o sistema quattro e a fazê-lo em conjugação com o ESC (controlo de estabilidade) e com a opcional suspensão adaptativa, está uma nova unidade de controlo do comportamento dinâmico.

VÊ TAMBÉM: Audi A3 Limousine. Já conduzimos o mais clássico dos A3… modernos

Tudo isto permite aos novos Audi S3 Sportback e S3 Sedan cumprirem os 0 aos 100 km/h em apenas 4,8s e alcançarem os 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente, é claro).

No capítulo dinâmico o S3 Sportback e o S3 Sedan viram a suspensão de série — independente nos dois eixos, com esquema multi-braços (4) atrás — ser rebaixada em cerca de 15 mm. Já como opção estes podem ser equipados com a suspensão S sport com amortecimento adaptativo.

Já a travagem está a cargo de quatro discos ventilados e de um novo booster de travagem elétrico. As maxilas vêm pintadas de preto de série, podendo ser vermelhas em opção.

TENS DE VER: Já conduzimos o novo Audi S3 pelas estradas reviradas dos Açores

Estética mais apurada e agressiva

Já no capítulo estético, na dianteira temos uma Singleframe específica para o S3 e, como opcional, podemos contar com faróis LED Matrix. Na traseira, para além das quatro saídas de escape, temos ainda farolins escurecidos e um novo difusor.

Há ainda a destacar a adoção de novas saias laterais e o facto de os emblemas terem perdido o acabamento cromado em detrimento de um acabamento em preto. Quanto às jantes, de série estas medem 18”, podendo ser de 19” em opção.

Por fim, no interior temos novos bancos desportivos, acabamentos em carbono ou alumínio e, claro está, não podia faltar o volante com fundo plano. Equipados com a plataforma modular de infotainment MIB3, os Audi S3 Sportback e S3 Sedan podem ainda ser equipados com um (opcional) head-up display.

VÊ TAMBÉM: Futuros Audi RS: um modelo, apenas um grupo motriz disponível

Quando chegam?

Com o arranque das pré-vendas em vários países europeus marcado já para este mês e a entrega das primeiras unidades agendada para outubro, porém ainda não temos a informação de quando é que o  Audi S3 Sportback e S3 Sedan chegam a Portugal, ou quanto vão custar.

VÊ TAMBÉM: Objetivo: reduzir custos. Audi R8 e TT em risco de desaparecer?

A Audi, no entanto, avançou com os preços no seu mercado doméstico, a Alemanha. Por lá estes arrancam nos 46 302 euros para o S3 Sportback e nos 47 180 euros para o S3 Sedan. Na fase de lançamento está ainda disponível a versão limitada “Edition one” que se apresenta nas cores Python Yellow (Sportback) ou Tango Red (Sedan) — como dá para ver nas imagens — e conta com jantes de 19” e bancos forrados a pele Nappa.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência da Audi RS2?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

As carrinhas desportivas mais radicais de sempre: Audi RS2