Notícias Audi e-diesel: gasóleo que não emite CO2 já está a ser produzido

Audi e-diesel: gasóleo que não emite CO2 já está a ser produzido

Processo de produção

A fábrica parceira Sunfire, que trabalha de acordo com o princípio “power-to-liquid”, recorre a matérias-primas como o dióxido de carbono, água e eletricidade.

O dióxido de carbono é extraído diretamente do meio ambiente capturando diretamente o ar, por intermédio de uma tecnologia desenvolvida pelos parceiros suíços da Climeworks.

Num processo em separado, uma unidade de eletrólise alimentada com eletricidade verde decompõe a água em hidrogénio e oxigénio. O hidrogénio reage, então, com o dióxido de carbono em dois processos químicos realizados a 220 graus Celsius e a uma pressão de 25 bar, para produzir um líquido energético composto de hidrocarbonetos denominado por “Blue Crude”. Este processo aumenta a eficiência até 70 por cento.

A NÃO PERDER: Saibam como funcionam as novas molas em fibra de vidro da Audi

Também está em estudo a produção de e-gasolina em parceria com a francesa Global Bioenergies e a produção de Audi e-diesel e Audi e-etanol com recurso a micro-organismos, em parceria com a empresa norte-americana Joule.

Antes da inauguração da fábrica piloto, o Cleantech Group de São Francisco adicionou a Sunfire à sua lista das 100 empresas ecotech mais inovadoras do mundo (Global Cleantech 100). Na “vanguarda da técnica”, a Audi inicia uma nova fase no seu investimento em e-combustíveis com parceiros de topo e em exclusivo.

Fonte: Audi
Na imagem: Audi Hybrid Sportscar Concept