Notícias Aston Martin V12 Speedster. Sem para-brisas e sem capota, mas tem um V12 bi-turbo

Apresentação

Aston Martin V12 Speedster. Sem para-brisas e sem capota, mas tem um V12 bi-turbo

Criado pela divisão "Q by Aston Martin" e limitado a 88 unidades, o Aston Martin V12 Speedster é a mais recente criação da marca britânica.

Aston Martin V12 Speedster

Tal como aconteceu com muitas outras marcas, o cancelamento do Salão de Genebra obrigou a Aston Martin a rever os seus planos. Ainda assim, isso não impediu a marca britânica de revelar a sua mais recente criação: o Aston Martin V12 Speedster.

Desenvolvido pela divisão “Q by Aston Martin” em apenas um ano, o Aston Martin V12 Speedster recorre, de acordo com a marca, a uma base única juntando partes das usadas pelos DBS Superleggera e Vantage — será que a poderemos chamar de uma base híbrida?

No que diz respeito à carroçaria, esta é quase toda feita em fibra de carbono e, segundo a Aston Martin, as suas formas são inspiradas no passado da marca britânica e em modelos como o DBR1 que venceu em Le Mans em 1959, o DB3S de 1953, o concept CC100 Speedster e até em caças (aviões de combate).

ESPECIAL: Salão de Genebra 2020 CANCELADO mas… as novidades continuam aqui!
Aston Martin V12 Speedster

Quanto ao interior, este mistura materiais como a fibra de carbono, a pele e o alumínio. Por lá também encontramos peças em borracha produzidas com recurso à impressão 3D.

Os números do Aston Martin V12 Speedster

Como é óbvio, o Aston Martin V12 Speedster, como o nome deixa adivinhar, conta com um motor… V12. Trata-se do mesmo 5.2 l biturbo montado em posição central dianteira que encontramos no DB11 e no DBS Superleggera.

Totalmente em alumínio, este conta com quatro árvores de cames (duas por bancada) e 48 válvulas, debita uma potência estimada de 700 cv e 753 Nm, números que lhe permitem cumprir os 0 aos 100 km/h em 3,5s e atingir os 300 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente).

Nenhum modelo demonstra melhor o compromisso da Aston Martin em criar modelos únicos e especiais para os seus clientes do que o V12 Speedster.

Andy Palmer, Presidente da Aston Martin Lagonda e CEO do Grupo Aston Martin

Quanto à transmissão, esta está a cargo de uma caixa automática de oito velocidades que envia a potência para as rodas traseiras onde se encontra um diferencial autoblocante.

VÊ TAMBÉM: Conhece o novo Ferrari Monza SP2 do chef Gordon Ramsay

Tal como outros modelos da Aston Martin, o V12 Speedster conta com amortecimento adaptativo. Ainda nas ligações ao solo, as jantes de 21” com uma única porca de aperto central são de série, assim como os travões de carbo-cerâmica.

VÊ TAMBÉM: Aston Martin não resiste à “febre” SUV e apresenta novo DBX

Quando chega e quanto vai custar?

Já disponível para encomenda, o Aston Martin V12 Speedster vai ter uma produção limitada a apenas 88 unidades. O preço arranca nas 765 mil libras (cerca de 882 mil euros) e a marca britânica planeia entregar as primeiras unidades no primeiro trimestre de 2021.

VÊ TAMBÉM: McLaren Elva. Roadster extremista onde até o para-brisas é opcional

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Volkswagen Eos?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lembras-te quando as capotas metálicas eram a “última bolacha do pacote”?