Notícias Aston Martin Vantage AMR estreia uma… caixa manual de sete velocidades

Apresentação

Aston Martin Vantage AMR estreia uma… caixa manual de sete velocidades

Numa fase em que as caixas manuais parecem uma espécie em vias de extinção, o Aston Martin Vantage AMR decidiu remar contra a maré.

Aston Martin Vantage AMR

Lançado em 2018, desde que surgiu que o Aston Martin Vantage tem sabido captar as atenções. Seja pelo estilo, mais agressivo e musculado que nunca, ou pelo motor, um biturbo de 4.0 l de origem Mercedes-AMG, a verdade é que o Vantage parece ter quase todos os ingredientes para fazer um bom desportivo.

E dizemos quase por uma razão muito simples. Por muito boa que seja uma caixa de velocidades automática (e a caixa de oito velocidades da ZF que o Vantage usa até o é), a verdade é que, para os mais puristas, não há melhor que uma caixa de velocidades manual, considerado um requisito base para um modelo ser considerado um desportivo de pleno direito.

Ciente disso mesmo, a Aston Martin lançou mãos à obra e criou o Vantage AMR que trouxe como principal novidade… uma caixa manual de sete velocidades. Mais interessante ainda é o facto de a caixa contar com a famosa disposição “dog leg” herdada da competição, ou seja, a primeira velocidade engrena-se para trás.

VÊ TAMBÉM: Estes cinco Toyota MR2 de primeira geração foram trocados por… um MX-5
Aston Martin Vantage AMR
Com uma produção limitada a 200 unidades, 59 das unidades do Aston Martin Vantage AMR vão surgir com uma decoração de homenagem à vitória nas 24 Horas de Le Mans em 1959.

O Aston Martin Vantage AMR

Limitado a apenas 200 unidades (59 das quais na especificação “Vantage 59” que comemora a vitória da marca com o DBR1 nas 24 Horas de Le Mans de 1959), o Vantage AMR não se limita a oferecer uma caixa de velocidades manual.

Para além da nova caixa, que conta com o sistema AMSHIFT que funciona como um “assistente de ponta tacão”, o Vantage AMR passou por uma cura de emagrecimento, resultando em menos 95 kg (1535 kg no total) que a versão já conhecida, com caixa automática.

VÊ TAMBÉM: Nem imaginam qual é o combustível do Aston Martin do Príncipe Carlos
Aston Martin Vantage AMR

Quanto ao motor, esse é o mesmo que encontramos debaixo do capot da versão automática. No entanto, quando casado com a caixa manual de sete velocidades este vê o binário descer dos 685 Nm para os 625 Nm. Já a potência mantém-se nos 510 cv, números que lhe permitem cumprir os 0 aos 100 km/h em 4,0s e atingir os 314 km/h.

VÊ TAMBÉM: Conduzimos o Aston Martin DB mais potente de sempre

Com um preço, na Alemanha de 184 995 euros, as primeiras unidades do Vantage AMR deverão começar a ser entregues no quarto trimestre de 2019. Depois de terem sido vendidas todas as unidades do Vantage AMR, não temam… A caixa manual irá manter-se no catálogo, passando a estar disponível como um opcional no Vantage.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Sabe esta reposta?
Qual é a potência do Aston Martin DBS Superleggera Volante?