Notícias Elon Musk diz que haverá tantos robôs como humanos na Terra

Tesla Investor Day

Elon Musk diz que haverá tantos robôs como humanos na Terra

Elon Musk voltou a mostrar o robô humanóide Optimus no Tesla Investor Day 2023 e a evolução é clara: o Optimus já aprendeu a caminhar.

Tesla Optimus robôs
© Tesla

O «universo» da Tesla vai muito além dos automóveis e o Optimus, o seu primeiro robô, é um ótimo exemplo disso mesmo.

Da última vez que vimos o robô Optimus ainda não caminhava, mas agora, no Tesla Investor Day 2023, voltou a ser mostrado (apenas em vídeo) e os progressos são óbvios: já é capaz de caminhar como um humano.

“Obviamente ainda não é capaz de fazer parkour, mas já está a caminhar e temos múltiplas cópias do Optimus.”

Elon Musk, diretor executivo da Tesla

Elon Musk detalhou que o ritmo a que os melhoramentos estão a acontecer é “muito significativo”. Para conseguir esse ritmo de melhoramentos, os engenheiros tiveram de criar motores únicos, concebidos para operar de forma autónoma, com pouca intervenção dos seus utilizadores.

Tesla Optimus robôs
© Tesla Entre outubro e março o Optimus «aprendeu» a andar.

Um futuro cada vez mais próximo

Com um preço estimado de 20 mil dólares (cerca de 18 800 euros) quando for lançado, o Optimus é visto por Elon Musk como uma «ferramenta« não só para trabalhar em fábricas como para realizar tarefas domésticas.

Aliás, as expectativas de Elon Musk acerca do futuro dos robôs humanoides são tão grandes que este acredita que poderão vir a existir tantos robôs na Terra como há… humanos.

A Tesla diz que os desenvolvimentos feitos em inteligência artificial para os seus automóveis está também a ser aplicados aos seus robôs.

Robôs valem mais que automóveis?

Elon Musk dá a este lado do negócio da Tesla uma enorme importância, algo que podemos confirmar nas suas palavras ditas durante o evento: “este é provavelmente o trabalho menos compreendido ou admirado que fazemos na Tesla, mas provavelmente vai ser muito mais valioso para a marca a longo prazo do que os automóveis”.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o robô ASIMO da Honda?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

10 factos sobre a Honda que tu (eventualmente) desconheces