Notícias Este Lada Niva com 220 km é mais caro que um Porsche 911 GT3 novo

Venda

Este Lada Niva com 220 km é mais caro que um Porsche 911 GT3 novo

Com mais de 40 anos, este Lada Niva encontra-se num estado de conservação irrepreensível. Mas será que o preço pedido é o mais adequado?

Lada Niva frente
© auto.ru

Os maiores entusiastas do Lada Niva e seguidores da marca russa poderão ter aqui uma oportunidade única. Num site de classificados da Rússia foi descoberto um Lada Niva com mais de 40 anos, mas num estado de conservação perfeito.

Foi guardado como se fosse uma cápsula do tempo, logo após a saída da fábrica e quase nunca foi utilizado. O conta-quilómetros marca apenas 220 km percorridos. Em 43 anos.

Pela sua exclusividade e interesse histórico, o preço pedido pelo vendedor é de 23 milhões de rublos. Ou seja, um valor em torno dos 265 mil euros.

Pelas imagens que temos disponíveis, este Lada Niva está, de facto, num estado de conservação praticamente imaculado. Ainda inclui alguns dos plásticos de proteção instalados na fábrica e que costumam ser retirados antes da entrega ao cliente. E é claro que não existe qualquer tipo de desgaste.

Mesmo nas imagens em que podemos ver alguns dos componentes da transmissão integral e da suspensão, tudo parece estar tal e qual como quando este Niva saiu da linha de produção.

Porquê um valor tão elevado?

Além do estado de conservação, da baixa quilometragem e de não existirem muitas unidades nas mesmas circunstancias, este Lada Niva tem ainda interesse histórico.

Lada Niva logo 50 anos AvtoVAZ
© auto.ru

Segundo as informações disponíveis no anúncio, uma das únicas saídas deste Lada Niva, em 2016, esteve relacionada com o 50º aniversário da AvtoVAZ. Precisamente a fábrica onde esta unidade foi construída, em 1980.

Além de tudo isto, o valor pedido pode também estar relacionado com o facto de a marca estar atualmente com uma procura mais elevada. Afinal, muitos dos construtores deixaram de comercializar automóveis na Rússia e a Lada é claramente a marca mais vendida.

Ainda assim, não conseguimos deixar de pensar que, por este valor, poderíamos adquirir (em Portugal) um Porsche 911 GT3, por exemplo.

Se contabilizássemos as horas que já passámos a ver anúncios de carros usados, o valor seria tão astronómico como o preço deste Lada Niva. Ou ainda mais. No entanto, ao longo deste tempo, anúncios como este continuam a ser raros. E sempre muito interessantes.

Sabe esta resposta?
Em 1990, no Japão, a Toyota lançou um pequeno coupé com portas de abertura vertical. Lembra-se do seu nome?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Toyota Sera. Terá sido este pequeno coupé o mais extravagante da Toyota?