Porsche Classe G?

O que faz um Classe G no museu da Porsche?

O caso não é inédito, mas não deixa de causar sensação. Afinal, quem diria que a Porsche poderia ter, no seu museu, um Mercedes-Benz G280?

Local por excelência para exibição dos modelos mais emblemáticos do respetivo construtor, a verdade é o Museu da Porsche, em Estugarda, pode muito bem ser a exceção que confirma a regra. Isto porque, lado-a-lado com os Porsche que deixaram marca indelével na história do fabricante, a marca expõe igualmente propostas de outras marcas, como a Mercedes-Benz. Com uma particularidade: todos eles são carros que, de alguma forma, são também Porsche!

É, aliás, o caso deste Mercedes-Benz G280, proposta que, apesar de apresentar uma carroçaria, chassis e restantes elementos genuinamente Mercedes, tem, debaixo do capot, o V8 5.0 litros de um Porsche 928 S4

Mercedes-Benz G280 V8

E se estás a pensar que esta foi uma adaptação apenas e só para exposição, ou até mesmo para apenas alguns quilómetros, não é bem assim; pelo contrário, este G280 V8 cumpriu um Rali dos Faraós, enquanto veículo de apoio dos três impressionantes Porsche 959 inscritos. Um dos quais, com o saudita Saeed Al Hajri ao volante, venceu, inclusivamente, a prova, nesse ano de 1985!

Ainda sobre este Mercedes-Benz G280 com o V8 do 928, ao qual a Porsche se refere como “o Porsche em pele de cordeiro”, vale a pena recordar que contava com um V8 a debitar 315 cv — longe dos 150 cv do bloco de seis cilindros em linha original —, cujo “transplante” esteve a cargo dos “cirurgiões” da Porsche. Este muito especial G280 resultou, assim, num veículo de suporte rápido, mas também capaz de enfrentar todas as dificuldades inerentes a um rali que competia diretamente com o Dakar.

A sua rapidez permitiu, não só cumprir a prova na sua totalidade, como terminar no pódio, terminando logo atrás do Porsche 959 vencedorimpressionante…

Outros exemplos na história Porsche

Aos mais distraídos, importa recordar que este Classe G não é exemplo único da excelência do departamento de engenharia da Porsche. O qual já participou em projectos tão diversos como o incontornável Mercedes-Benz 500E, proposta surgida no início da década de 90, o rival da Mercedes-Benz para o BMW M5. Ou ainda na concepção do Opel Zafira, modelo totalmente desenvolvido pela Porsche, a pedido da marca de Rüsselsheim. E sem esquecer a quase lendária Audi RS2.

No fundo, apenas alguns dos muitos exemplos da capacidade de engenharia da marca fundada por Ferdinand Porsche…

Sabes responder a esta?
Quantos Chiron a Bugatti já entregou este ano?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Bugatti já entregou 105 000 cavalos de potência

Mais artigos em Clássicos

Os mais vistos

Pub