Notícias DS E-Tense Performance com «toque» português vai poder ser conduzido no mundo virtual

Protótipos

DS E-Tense Performance com «toque» português vai poder ser conduzido no mundo virtual

Desenvolvido com a ajuda de António Félix da Costa, o DS E-Tense Performance poderá ser «conduzido» no mundo virtual.

DS E-Tense Performance

Por norma os protótipos dão origem a modelos de produção e não… a outros protótipos. Contudo há exceções e o DS E-Tense Performance é a prova disso mesmo.

É que apesar de ser um novo protótipo, o E-Tense Performance é efetivamente uma evolução do protótipo DS E-Tense revelado no Salão de Genebra de 2016.

Desenvolvido pela DS Performance, o DS E-Tense Performance é descrito como “um laboratório de elevado desempenho, destinado a acelerar o desenvolvimento de tecnologias para as futuras criações da DS Automobiles”.

A NÃO PERDER: Gama atualizada. DS 7 Crossback e DS 3 Crossback vão ser renovados em 2022
DS E-Tense Performance
Dependendo das condições exteriores e do ângulo a partir do qual é visto, a perceção da cor muda.

Verdade seja dita, ao olharmos para as suas características técnicas depressa confirmamos que as pretensões da DS Automobiles não são infundadas.

O DS E-Tense Performance

Assente numa monocoque em carbono, o DS E-Tense Performance conta com uma mecânica proveniente do monolugar de Fórmula E da marca, composta por dois motores elétricos.

Os dois motores, um montado no eixo dianteiro e outro no traseiro, debitam uma potência combinada de 600 kW (250 kW na frente e 350 kW na traseira), o equivalente a 815 cv. Já o binário ascende a uns impressionantes 8000 Nm, mas medidos às rodas e não ao motor.

DS E-Tense Performance
A secção frontal troca a grelha por uma nova superfície. Já a iluminação está a cargo de 800 LED, sendo que no lugar tradicionalmente ocupado pelos faróis encontramos duas câmaras que permitem a recolha de dados.

Pensados para o mundo da competição, estes dois motores apresentam uma capacidade de regeneração de 600 kW. Já a bateria que os alimenta está alojada numa estrutura em material compósito de alumínio e carbono e foi colocada em posição central traseira.

Desenvolvida em conjunto com a TotalEnergies e a Saft, esta bateria «inspirada» nas usadas na Fórmula E, apresenta uma química inovadora e um sistema de arrefecimento imersivo para as células.

LEIAM TAMBÉM: DS 3 Crossback E-Tense ganhou autonomia com a mesma bateria. Como?

Desenvolvido com um «toque» português

Ainda não existem números acerca das prestações do DS E-Tense Performance, mas o desenvolvimento do protótipo ainda não terminou, estando ainda a decorrer.

A partir deste mês, a equipa DS Performance vai organizar os primeiros ensaios do protótipo. Estes terão o piloto português António Félix da Costa e o piloto francês Jean-Éric Vergne em turnos alternados ao volante deste protótipo, de modo a finalizarem o seu desenvolvimento.

A esta fase seguir-se-ão os testes em circuito e em estrada aberta. Só depois de tudo isto é que ficaremos a conhecer todos os números de performance protótipo francês.

Pode ser conduzido… no mundo virtual

Limitado a uma só unidade no «mundo real», o DS E-Tense Performance será vendido em versão NFT, estando disponível a partir de hoje, 7 de fevereiro, em duas séries.

DS E-Tense Performance
As jantes de 21” estreiam um perfil aerodinâmico.

A primeira série, designada DS E-Tense Performance “‘100’ Series – 100% Electric”, está limitada a 100 exemplares, sendo vendido um NFT por dia. Já a segunda série, DS E-Tense Performance “‘100’ Series – 0-100 km/h in 2s” está limitada a dois exemplares cujo leilão se vai estender por 50 dias após o fim da venda da primeira série.

Desenvolvidos pela GOATi Entertainment, os DS E-Tense Performance em formato NFT poderão ser conduzidos na plataforma Pavillion. Resta saber se o protótipo dará lugar a um modelo que possa ser conduzido no «mundo real».

Sabe esta resposta?
Em que ano é que o Citroën AX foi eleito carro do ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Citroën AX. Vencedor do Carro do Ano 1988 em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Citroën AX. Vencedor do Carro do Ano 1988 em Portugal