Notícias Toyota GR Prius a caminho? Novo protótipo alimenta rumores

Apresentação

Toyota GR Prius a caminho? Novo protótipo alimenta rumores

A Toyota Gazoo Racing mostrou o Prius 24h Le Mans Centennial GR Edition por ocasião do 100.º aniversário das 24 Horas de Le Mans.

Toyota Prius 24h Le Mans Centennial GR Edition frente
© Toyota Gazoo Racing

As 24 Horas de Le Mans celebram este ano o 100.º aniversário e a Toyota Gazoo Racing, a vencedora das últimas cinco edições e a mais forte candidata a sê-lo este ano, aproveitou a ocasião para revelar o Toyota Prius 24h Le Mans Centennial GR Edition.

Um Toyota Prius para circuito? É isso mesmo. Para os fãs do modelo talvez não seja assim tão estranho ver um Prius com estas vestimentas.

Afinal, o Prius tem sido presença assídua no campeonato japonês Super GT nos últimos 10 anos. Claro que esse é um «animal» bastante diferente do Prius «civil». Continua a ser um híbrido, mas tem um V8 que, na maior parte desses 10 anos, surge montado em posição central traseira.

Agora há uma nova e muito mais atrativa geração do Toyota Prius no mercado e os rumores sobre uma futura versão de alta performance GR ou GRMN abundam.

A revelação deste Toyota Prius 24h Le Mans Centennial GR Edition, anunciado como um concept car, certamente não vai fazer nada para acalmar esses rumores.

Porém, a Toyota Gazoo Racing diz ser apenas uma forma de agradecimento e tributo às 24 Horas de Le Mans e ao Automobile Club de l’Ouest, o organizador da lendária prova de resistência. Será que se ficará apenas por isso?

O que distingue o Prius 24h Le Mans Centennial GR Edition?

Este Prius de «corridas» demarca-se do Prius de estrada pelo aparato aerodinâmico. Na frente há um novo para-choques frontal que integra um conjunto de faróis auxiliares, similares aos do protótipo GR010 Hybrid.

Conta ainda com dois conjuntos de canards nas extremidades do para-choques dianteiro e o capô dianteiro foi substituído por uma unidade em fibra de carbono.

De perfil vemos novas saias laterais e extensões nas cavas das rodas para acomodarem não só uma nova suspensão (não especificam o que mudou), assim como novas rodas com a dimensão de 235/50 R18.

Estas são constituídas por novas jantes aerodinâmicas de 18″ (inspiradas também nas do GR010 Hybrid) envolvidas por pneus Michelin Pilot Sport 4S.

Na traseira, é a asa traseira fixa em fibra de carbono e o difusor traseiro que concentram todas as atenções.

Drama visual não falta, reforçado até pela decoração escolhida, mas será que este Prius 24h Le Mans Centennial GR Edition tem mais «poder de fogo» híbrido?

Não, não tem. Pelo menos nada foi avançado no comunicado oficial. Mesmo tendo o novo Prius ganho à volta de 100 cv de potência na nova geração, os 223 cv são «modestos» para todas estas adições aerodinâmicas que exibe.

Parece que, por agora, o Prius 24h Le Mans Centennial GR Edition é apenas e só para show.

O que faz um Mazda MX-30 ao lado deste Toyota Prius?

Este concept do Toyota Prius está em exibição na Vila dos Construtores, perto do circuito de La Sarthe onde vão decorrer as 24 Horas de Le Mans. E surge acompanhado, curiosamente, pelo novo Mazda MX-30 R-EV — o híbrido plug-in que marca o regresso dos motores Wankel à marca japonesa.

Mazda MX-30 R-EV com Toyota Prius 24h Le Mans Centennial GR Edition
© Toyota Gazoo Racing Mazda MX-30 R-EV com o Toyota Prius 24h Le Mans Centennial GR Edition. Ao fundo, relembra-se a vitória da Mazda nas 24 Horas de Le Mans com o 787B, e as da Toyota, que já conta com cinco vitórias consecutivas. Será este ano a sexta?

Os dois modelos foram mostrados juntos por serem parte da exposição “Japan. Endless Discovery” (Japão. Descoberta sem fim), organizada pela JNTO, a organização de turismo japonesa, em colaboração com a Toyota Gazoo Racing e a Mazda. Afinal, são os dois únicos construtores japoneses a saborearem a vitória nas 24 Horas de Le Mans.

O âmbito da exposição é o de mostrar as tecnologias derivadas da competição dos construtores japoneses, num espaço decorado pelo artista de manga Masahito Soda.

Uma sociedade neutra em carbono é também um dos objetivos que esta exposição diz ser possível alcançar, mostrando, por isso, as tecnologias associados aos transportes para o conseguir: eletricidade, hidrogénio e combustíveis neutros em carbono.