Notícias Soa furioso. Este é o motor Wankel mais pequeno do mundo

Arranque a Frio

Soa furioso. Este é o motor Wankel mais pequeno do mundo

Neste vídeo podemos ver o mais pequeno motor Wankel do mundo em funcionamento — cabe na palma da mão… E soa furioso!

Toyan RS-S100, motor Wankel Ver vídeo

Tem apenas 2,46 cm3 — não são 2,46 litros, o mesmo que 2460 cm3, mas sim escassos 2,46 cm3 — e por isso tem o título de motor Wankel mais pequeno do mundo.

Cabe na palma da mão, tem apenas um rotor e só pesa 415 g. Não é da Mazda, mas sim da Toyan, empresa que se dedica a fazer motores de combustão em miniatura totalmente funcionais — tem vários motores de um cilindro, mas também um V8 com apenas 28 cm3, mas capaz de fazer 12 500 rpm.

O canal Warped Perception leva-nos a descobrir o Toyan RS-S100 (designação oficial), primeiro desmontando-o para ver as suas partes constituintes e depois de novamente montado — onde foi obrigado a encaixar um dos vedantes dos vértices do rotor, a parte mais melindrosa dos Wankel —, coloca-o em funcionamento.

VEJAM TAMBÉM: O que acontece no interior de um Wankel?
Mazda Renesis
A última vez que vimos um Wankel num automóvel foi este bem maior Renesis, que equipou o Mazda RX-8.

Foram precisas várias tentativas, mas, quando fica em funcionamento percebe-se que é como qualquer outro Wankel: completamente «viciado» em rotações.

A Toyan diz que o RS-S100 tem uma potência máxima de 0,72 cv às 14 800 rpm e gira até às 16 500 rpm, mas neste vídeo vemos o Wankel mais pequeno do mundo fazer 30 000 rpm!

E o ruído? Roça o ensurdecedor, como um enxame de vespas furiosas.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano a Mazda lançou o primeiro RX-7?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Mazda RX-7 faz 40 anos e ainda ansiamos pelo seu regresso