Notícias Maserati renova MC20 mas a maior novidade está no nome

Apresentação

Maserati renova MC20 mas a maior novidade está no nome

A Maserati atualizou o MC20, mas aproveitou a oportunidade para lhe dar também um novo nome: conheça o MCPura.

Maserati MCPURA dianteira
© Maserati

Já passaram cinco anos desde a sua estreia e, por isso, a Maserati decidiu dar ao seu supercarro, o MC20, uma bem vinda atualização. Mas o que está a roubar todas as atenções nem sequer é isso, mas sim a decisão de dar-lhe um novo nome: dê as boas vindas ao MCPura.

A Maserati estreou o MCPura no Goodwood Festival of Speed, no Reino Unido, que decorre até ao próximo dia 13 de julho.

O nome é novo, mas o supercarro nem por isso e mantém as principais características do MC20, incluindo o «coração» do modelo. Ainda não foi desta que a Maserati eletrificou o seu supercarro.

Atrás dos ocupantes continua a residir o motor Nettuno, um V6 biturbo com 3,0 litros de capacidade e o inovador sistema de combustão de pré-câmara, com velas de ignição dupla, uma tecnologia derivada da Fórmula 1.

Os números que entrega também não mudaram: continua a debitar 630 cv de potência máxima e 720 Nm de binário. A performance é a mesma, mas continua a impressionar: 0-100 km/h em 2,9 segundos e 0-200 km/h em 8,8 segundos.

Descubra o seu próximo automóvel:

Afinal, o que mudou?

Se nada mudou na «casa das máquinas», as diferenças do MC20 para o MCPura são, sobretudo, visuais. No exterior podemos ver uma nova grelha dianteira e um difusor redesenhado, inspirado no MCXtrema, exclusivo para circuitos. Na traseira, as alterações são mais subtis.

O supercarro vem ainda disponível com nove cores, entre elas a tonalidade “Aqua Rainbow”, uma pintura azul-esverdeada de tripla camada que muda de tonalidade conforme a incidência da luz.

O interior do MCPura também foi alvo de atenção. A Maserati introduziu novos acabamentos e um novo volante, inspirado no do MC20 GT2 de competição. Os bancos em Alcantara Ice com grafismos laser em tons iridescentes reforçam a ligação estética entre o interior e os detalhes exteriores.

Está disponível em coupé e roadster. Neste caso, mantém o nome de Cielo e destaca-se por equipar um tejadilho de vidro eletrocromático que pode passar de transparente a opaco.

De resto, o MCPura mantém as mesmas características do MC20, como a monocoque em fibra de carbono, com a marca a anunciar um peso de 1500 kg, o que garante uma das melhores relações peso/potência da sua classe: 2,33 kg/cv.

Uma classe que inclui o Ferrari 296 GTB ou o McLaren Artura, que combinaram os seus V6 biturbos com motores elétricos, o que resulta em potências máximas combinadas muito superiores. O Maserati MCPura mantém-se fiel à combustão interna. E segundo a marca, é precisamente essa a razão que está na base do novo nome.

Quando chega?

A produção terá lugar em Modena, na histórica fábrica da Viale Ciro Menotti, com o início das entregas previsto para o último trimestre de 2025. Os preços serão revelados mais perto do lançamento.

Sabe esta resposta?
Com que Ferrari é que os Maserati Coupe e Spider partilhavam o motor?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

As máquinas com motores Ferrari que não são Ferrari
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

As máquinas com motores Ferrari que não são Ferrari