Notícias Huracán GT3 EVO2. Tudo sobre o derradeiro Huracán de competição

Apresentação

Huracán GT3 EVO2. Tudo sobre o derradeiro Huracán de competição

A Lamborghini Squadra Corse apresentou a terceira e derradeira evolução do Huracán para os circuitos: o Huracán GT3 EVO2.

Lamborghini Huracán GT3 EVO2

Baseado no Huracán STO que já conduzimos, o novo Lamborghini Huracán GT3 EVO2 é a nova aposta da Lamborghini Squadra Corse, a divisão de competição do construtor italiano, para a muito concorrida categoria GT3.

Face ao Huracán GT3 EVO homologado em 2019 e baseado no Huracán EVO, a nova criação da divisão de competição da casa de Sant’Agata Bolognese começa por se distinguir pela adoção de novas soluções aerodinâmicas e de um sistema de admissão novo.

A carroçaria é integralmente em fibra de carbono e o GT3 EVO2 apresenta-se com novos splitters, difusor, um fundo carenado e uma asa traseira montada sobre pilares em liga de alumínio, inspirados nos do STO, e que permitem uma maior precisão no ajuste da asa face ao antecessor.

A NÃO PERDER: O último Lamborghini Aventador Ultimae já foi leiloado. Por quanto ficou?
Lamborghini Huracán GT3 EVO2

Também herdados do Huracán STO são a tomada de ar e a aleta traseira, dois elementos que tornam o sistema de admissão mais eficiente. Ainda acerca da tomada de ar, esta surge ligada a um snorkel e substitui as tomadas de ar laterais.

Esta solução permitiu otimizar a canalização de ar diretamente para o motor, melhorando a resposta do V10 naturalmente aspirado que passa a ter válvulas em titânio e 10 corpos de borboleta de atuação eletrónica que melhoram a eficiência.

A Lamborghini não avançou mais números sobre o motor, como a potência, relembrando apenas que na versão de estrada este debita 640 cv e que envia o seu binário às rodas traseiras.

Por fim, o sistema de travagem também foi melhorado, recebendo novas pinças e pastilhas desenhadas pela Squadra Corse.

Lamborghini Huracán GT3 EVO2

Segurança a toda a prova

Além das melhorias no campo da aerodinâmica e da travagem, a nova máquina de competição viu ser reforçada a sua segurança.

A gaiola de segurança foi redesenhada (recebeu dois pilares traseiros) e os painéis laterais do tipo favo de abelha são novos e produzidos em carbono-Kevlar.

Já as janelas laterais em plexiglass passaram a estar fixas aos painéis das portas oferecendo uma maior rigidez estrutural bem como uma maior fiabilidade.

Lamborghini Huracán GT3 EVO2

Com a sua estreia em competição prevista para as 24 Horas de Daytona de 2023, o novo Lamborghini Huracán GT3 EVO2 deverá começar a ser entregue a partir do segundo semestre de 2022.

Quanto ao Huracán GT3 EVO, este poderá ser atualizado para as especificações do GT3 EVO2 através de um kit de evolução.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro modelo da Lamborghini?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ferruccio vs Enzo: as origens da Lamborghini
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ferruccio vs Enzo: as origens da Lamborghini