Notícias Esta é a nova “arma” da Hyundai Motorsport para os circuitos

Apresentação

Esta é a nova “arma” da Hyundai Motorsport para os circuitos

A Genesis acaba de revelar o GMR-001 Hypercar, a «arma» destinada aos campeonatos de resistência. O apoio técnico é da Hyundai Motorsport.

Genesis GMR-001 - 3/4 de frente
© Genesis

Chama-se Genesis Magma Racing e é o novo departamento de competição da marca sul coreana, que está sob a alçada da Hyundai Motorsport. Um teaser divulgado a semana passada deu a conhecer o projeto e agora foi revelado o GMR-001 Hypercar, o protótipo LMDh.

Ainda que a Genesis não tenha grande expressão na competição, a presença da Hyundai Motorsport nos bastidores da Magma garante um apoio técnico fundamental. Afinal, não nos podemos esquecer que se trata da mesma Hyundai que já venceu, por exemplo, inúmeras provas no Campeonato Mundial de Ralis (WRC).

Apesar disso, a ambição deste projeto não passa por troços de terra, apenas pelo asfalto dos circuitos incluídos no Campeonato Mundial de Resistência (WEC) de 2026 e no IMSA SportsCar Championship de 2027.

Será precisamente nestas categorias que a Genesis Magma Racing pretende “competir, com o objetivo de vencer o mais rapidamente possível”, tal como referido por Jacky Ickx no vídeo revelado há uns dias.

Antes disso, no entanto, a preparação inicial será feita com a ajuda de uma equipa de LMP2 no European Le Mans Series, já no próximo ano, com o suporte da ORECA Motorsport e da IDEC Sport.

A base estratégica de desenvolvimento do Genesis GMR-001 Hypercar será o Circuito de Paul Ricard, em França, que facilita a colaboração com os parceiros técnicos da marca. Já confirmada está a presença dos pilotos André Lotterer e Luis ‘Pipo’ Derano, tanto no desenvolvimento deste novo modelo, como na sua estreia prevista para o WEC, em 2026.

«Arma» em desenvolvimento

Claro que todos estes planos não seriam possíveis sem a presença de um automóvel competitivo e é aqui que entra o GMR-001 Hypercar. O novo protótipo, desenvolvido sob a supervisão de Luc Donckerwolke, inclui o ADN estilístico atual e futuro da Genesis.

Segundo o comunicado, o GMR-001 simboliza a fusão entre performance e design, inspirado na filosofia “Athletic Elegance”. As linhas minimalistas e aerodinâmicas da carroçaria destacam a assinatura visual de dois traços horizontais paralelos, dando ênfase à largura da carroçaria, mas também à fluidez do conjunto em termos aerodinâmicos.

No que diz respeito ao motor/sistema de propulsão, ainda não foram revelados dados oficiais. Mas uma vez que o destino do GMR-001 Hypercar é a categoria de LMDh (Le Mans Daytona Hybrid) não será difícil adivinhar que se trata de um sistema híbrido.

Genesis GMR-001 - 3/4 de frente
© Genesis

Do lado dos rumores, há quem adiante que o motor de combustão será um V8 biturbo desenvolvido internamente pela própria Genesis.

A entrada da Genesis no desporto automóvel pretende mostrar que o luxo e a performance podem coexistir, além de dar início a um novo capítulo para a marca no mundo da competição automóvel.